Presidente do TJD, sobre ação do Vasco: 'Devido às pautas estarem em dia, a agilidade ainda é maior, e vai ser julgado bem rápido'

Quarta-feira, 16/04/2014 - 09:24
comentário(s)

O julgamento que vai decidir se o Vasco conseguirá ou não anular o jogo contra o Flamengo, pela final do Estadual, ainda não tem data marcada, mas o presidente do TJD-RJ, José Teixeira, deixou claro que enquanto não houver o uso da tecnologia no futebol, a decisão do árbitro deve ser soberana.

- A gente tem que decidir se vai manter as partidas sem ajuda da tecnologia ou não, se não for usar a decisão tem que ser do árbitro. Ou cumpre ou recorre - opinou o presidente, que aguarda a promotoria do tribunal acatar a denúncia do Vasco para convocar a audiência.

O clube alega ter havido má fé na confecção da súmula, que atribuiu o gol a Nixon, e não Márcio Araújo, autor do gol, que estava impedido. A ação será movida nesta quarta-feira.

A expectativa é que o processo seja ágil e o julgamento marcado para as próximas semanas. A sequência de feriados deve atrapalhar um pouco, mas assim que houver uma brecha, e respeitados os prazos legais para defesa das partes, haverá a convocação.

- Devido às pautas estarem em dia, a agilidade ainda é maior, e vai ser julgado bem rápido. Vamos só manter os prazos da lei, para que se manifestem as partes. Temos feriados. Vai atrasar um pouco. Não sei se continua o expediente após o dia 23. Mas antes do fim do mês faremos tudo para que aconteça - declarou José Teixeira, que só participa da votação em caso de recurso ao Pleno do TJD-RJ.

O presidente do órgão, o qual chefia desde 2012, lembra que nunca viu nenhuma situação parecida passando pelo tribunal desde que assumiu. Ele, contudo, defende que haja contestação na justiça desportiva sempre que o clube se sentir prejudicado.

- Isso valoriza o futebol. As pessoas tem que questionar mesmo. A Justiça está aí para decidir. Acho prematuro dar qualquer parecer nesse momento. Não sou eu que julgo, são os auditores. Meu pensamento pode ser diferente daqueles que vão julgar. Se o Vasco for perdedor, pode recorrer ao Pleno e ao STJD - lembra.

José Teixeira afirmou que há boas possibilidades de os presidentes da Federação de Futebol do Rio, Rubens Lopes, e da Comissão de Arbitragem, Jorge Rabello, serem chamados para prestar depoimento. A súmula da partida também deverá constar como prova técnica.

- Se a denúncia tiver requisitos para que se ouça os presidentes, eles serão ouvidos. Até porque temos que dar a todos o direito de defesa. Já a súmula tem que estar presente sempre na denúncia. O fato ocorre em função da decisão do árbitro. Tem que estar nos autos para que possamos analisar, é uma prova material - explicou.

O presidente também confirmou que o goleiro Felipe deverá ser convocado para julgamento, assim como o árbitro Marcelo de Lima Henrique e o auxiliar Luiz Antonio Muniz. Seis auditores participarão do julgamento em primeira instância e mais seis em um eventual recurso ao Pleno.

- Imediatamente após serem cumpridos os prazos legais, o julgamento será no primeiro dia útil que tiver. Não quero que isso fique nesse imbroglio - finalizou José Teixeira.

Fonte: Extra Online