Basquete: Técnico do Vasco fala sobre final desta 4ª-feira contra o Macaé

Terça-feira, 22/07/2014 - 20:28
comentário(s)

Amanhã pode ser um dia especial na história do Vasco. Depois de sete anos desativado, o time adulto de basquete voltou a existir em maio deste ano. Depois de pouco tempo para organizar a equipe, o técnico Christiano Pereira encarou o desafio de disputar o Torneio Carioca com aquele time e amanhã pode ser campeão. Basta uma vitória sobre o Macaé e a taça vai para São Januário. A final do torneio é uma melhor de três e, com a vitória por 58 a 49 na última segunda-feira (22), um triunfo no próximo jogo garante o título.

Vitória que não é nada incomum para os Gigantes da Colina. Com a receita de mesclar jogadores experientes, como Bruninho, Diego e Ricardinho, com jovens atletas, o Vasco ainda não perdeu desde que retomou as atividades. Foram 11 vitórias em 11 jogos no Torneio Carioca, uma campanha impecável. Inclusive, contra o outro finalista, o Cruz-maltino conseguiu três vitórias, sendo duas fora de casa. Nas semifinais, o Vasco também eliminou o terceiro jogo, vencendo as duas partidas contra o Abig/Jequiá.

Se o retrospecto é positivo, o cenário favorece ainda mais. Amanhã a torcida promete encher o ginásio do Club Municipal, na Tijuca, onde o Vasco manda seus jogos. Com exceção do 73 a 61 contra o Macaé, ainda na primeira fase, o Vasco não venceu nenhum jogo do Club Municipal por menos de 30 pontos. O Gigante sabe aproveitar o clima da torcida, que amanhã promete fazer uma festa ainda maior. E mesmo os atletas experientes conhecem essa energia. Ricardinho e Bruninho, que teve passagem pelo NBB, já jogaram no time de São Januário. E com a volta do coordenador de basquete Mauro Ribeiro que, ao lado do auxiliar Luís Brasília, participaram da era de ouro do Vasco na modalidade, o time foi montado.

- A motivação de todos é enorme. Iremos procurar dar o nosso máximo para melhorar o basquetebol do Vasco da Gama. Não temos muito o que fazer em termos táticos, apenas trabalhar o psicológico dos jogadores. O primeiro jogo em Macaé não foi nada fácil, pois passamos o jogo quase todo atrás do placar. Felizmente, a equipe soube ter calma o suficiente para conseguir contornar. Acendeu o sinal de alertar e ficou a lição de que precisamos entrar ligados desde os primeiros minutos. Se tivermos uma postura diferente, o placar pode ser adverso. Não queremos ressuscitar o morto. O jogo mais importante de uma final é sempre a seguinte. Queremos ganhar esse título com a nossa torcida, que vai lotar esse ginásio. Sonhamos com esse título desde o primeiro dia de trabalho - afirmou o treinador Christiano Pereira.

Amanhã é dia. Uma vitória separa os gigantes vascaínos da taça. O Club Municipal espera sua torcida. O jogo começa às 20h. A volta do Vasco ao basquete está marcada para amanhã.

Fase de Classificação

26/05 – Botafogo 61 x 90 Vasco da Gama – Local: General Severiano
30/05 – Vasco da Gama 97 x 36 UFRJ – Local: São Januário
04/06 – ABIG/Jequiá 67 x 71 Vasco da Gama – Local: Jequiá Iate Clube
24/06 – UFRJ 52 x 114 Vasco da Gama – Local: Club Municipal
27/06 – Vasco da Gama 100 x 49 Botafogo – Local: Club Municipal
30/06 – Vasco da Gama 93 x 53 ABIG/Jequiá – Local: Club Municipal
06/07 – Vasco da Gama 73 x 61 Macaé – Local: Club Municipal
09/07 – Macaé 55 x 70 Vasco da Gama – Local: Tênis Clube de Macaé Semifinais
14/07 – Vasco da Gama 90 x 62 ABIG/Jequiá – Local: Club Municipal
17/07 – ABIG/Jequiá 63 x 92 Vasco da Gama – Local: Jequiá Iate Clube

Finais

ONTEM – Macaé 49 x 58 Vasco da Gama – Local: Tênis Clube de Macaé
AMANHÃ – 20h: Vasco da Gama x Macaé – Local: Club Municipal
SEXTA – 20h: Vasco da Gama x Macaé – Local: Club Municipal (se necessário)

Fonte: Site oficial do Vasco