VASCO PERDE PARA O SANTA CRUZ EM PERNAMBUCO E CAI PARA 3º: 1 A 0

Sábado, 18/10/2014 - 18:06
comentário(s)

O Vasco perdeu a chance de encostar na liderança do Campeonato Brasileiro da série B. Em partida disputada na tarde deste sábado, na Arena Pernambuco, o time de São Januário foi derrotado pelo Santa Cruz, por 1 a 0, gol marcado por Cassiano, aos 40 minutos do segundo tempo. O resultado fez a equipe carioca cair para a terceira posição, com 54 pontos ganhos. O Santa Cruz subiu para 45, ocupando a sétima posição, e ainda mantém as esperanças de encostar no G-4.

Foi a primeira derrota sofrida pelo técnico Joel Santana desde que assumiu a direção da equipe cruz-maltina. O Santa Cruz mereceu o resultado por ter suportado e pressão adversária e mostrado objetividade na hora de decidir a partida. O Vasco começou mal, melhorou muito no segundo tempo, mas acabou sendo surpreeendido no final do jogo, quando tudo indicava que sairia na frente do marcador.

Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o América-RN, na Arena das Dunas. O Santa Cruz vai receber o Vila Nova,na Arena Pernambuco.

O JOGO

Apoiado pela torcida, o Santa Cruz começou a partida no ataque. Aos cinco minutos, Léo Gamalho arriscou e Martín Silva defendeu sem problemas. O time do Arruda continuava pressionando,enquanto o Vasco tentava se organizar dentro de campo.

Aos sete minutos, Tiago Costa cruzou da esquerda e Martín Silva saiu de soco para impedir que a bola chegasse a Léo Gamalho. Muito retraído, o Vasco só conseguiu chegar na área do time pernambucano, aos nove minutos, em chute de Marlon que passou longe do gol defendido por Tiago Cardoso.

O Santa Cruz continuava mais agressivo e,aos 13 minutos, Léo Gamalho foi lançado na área, se livrou da marcação,mas rolou para Danilo Pires quando todos esperavam a conclusão do artilheiro. O chute de Pires foi bloqueado pelo lateral Marlon.

Aos 18 minutos, Fabrício foi desarmado na intermediária tricolor e o Santa Cruz arrancou em velocidade. A bola acabou com Tiago Costa que chutou cruzado,mas Martín Silva fez grande defesa,espalmando para escanteio.

O time dirigido por Joel Santana não conseguia trocar passes no ataque. Thales e Edmílson,muito isolados, tinham que recuar para buscar a bola, o que reduzia as chances de a equipe chegar com força total ao ataque. Aos 23 minutos, sem condições de prosseguir, Thales arriscou,de longe, e Tiago Cardoso defendeu sem dificuldades.

Aos 30 minutos, o Vasco criou a sua melhor oportunidade. Pedro Ken foi lançado na esquerda e fez bom passe para Thales que falhou na hora de concluir e facilitou a tarefa da defesa coral.

As duas equipes tentavam acelerar o ritmo de jogo,mas erravam muitos passes, o que impedia o bom desenvolvimento da partida. Em lances diferentes, o volante Fabrício se desentendeu com jogadores do Santa Cruz, o que tornou o clima muito tenso no final da primeira etapa.

O Vasco voltou para o segundo tempo com o uruguaio Maxí Rodriguez no lugar do volante Fabrício. E o Santa Cruz mostrou sua disposição logo no primeiro minuto quando Danilo Pires iludiu Guiñazu e chutou para boa defesa de Martín Silva. O time pernambucano não deixava o Vasco sair jogando,e mantinha a pressão sobre a defesa cruz-maltina.

Aos nove minutos, o goleiro Martín Silva evitou o primeiro gol do Santa Cruz, ao defender a conclusão do zagueiro Renan Fonseca. A dificuldade mostrada pela equipe para controlar as ações do meio-campo, depois da saída de Fabrício, fez o técnico Joel Santana alterar a equipe do Vasco antes dos dez minutos. O meia Dakson entrou no lugar do atacante Edmílson.

A mudança logo começou a produzir resultado e o Vasco subiu de produção. Aos 18 minutos, Dakson acertou um belo chute da entrada da área e Tiago Cardoso defendeu parcialmente. No rebote, Maxí Rodriguez foi atingido violentamente por Tiago Costa,mas o árbitro nada marcou. Logo depois foi a vez de Douglas bater forte e exigir outra boa defesa de Tiago Cardoso.

Aos 26 minutos, Maxí Rodriguez fez boa jogada e lançou Thales na corrida,mas o chute do atacante foi bloqueado pelo goleiro Tiago Cardoso. No rebote, Maxí Rodriguez tentou encobrir o goleiro da equipe pernambucana,mas a bola subiu demais. Logo depois, Dakson roubou a bola na intermediária e rolou para Thales que entrava livre,mas o atacante não conseguiu alcançar o passe.

O time carioca dominava completamente e aos 33, Maxí Rodriguez fez lançamento para o zagueiro Rodrigo que entrou nas costas da defesa e cabeceou com muito perigo. O Vasco continuava dominando e,aos 38 minutos, o goleiro Tiago Cardoso apareceu bem para desviar um chute colocado de Maxí Rodriguez.

Aos 40 minutos, Cassiano recebeu de Renatinho, saiu da marcação de Marlon e chutou cruzado para marcar o primeiro gol do Santa Cruz. Na base do desespero, o Vasco ainda tentou buscar a igualdade,mas o Tricolor do Arruda soube se defender bem e garantir a vitória.

GALERIA



VÍDEO



FICHA TÉCNICA

SANTA CRUZ 1 X 0 VASCO

Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Data: 18 de outubro de 2014 (Sábado)
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Cartões Amarelos: Sandro Manoel (Santa Cruz); Fabrício, Marlon, Guiñazu (Vasco)
Gol: SANTA CRUZ: Cassiano aos 40 minutos do segundo tempo

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso, Tony, Renan Fonseca, Alemão e Tiago Costa; Sandro Manoel, Bileu, Wescley (Renatinho) e Danilo Pires (Cassiano); Keno (Ailton) e Léo Gamalho
Técnico: Oliveira Canindé

VASCO: Martín Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Pablo Guiñazu, Fabrício (Maxí Rodriguez), Pedro Ken e Douglas (Montoya); Thalles e Edmilson (Dakson)
Técnico: Joel Santana

TROFÉU NETVASCO 2014

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Martín Silva6.50007.3888
Maxi Rodriguez6.41186.4565
Guiñazu5.29127.0907
Rodrigo4.93536.4170
Douglas Silva4.717616º5.5491
Pedro Ken4.541215º5.5542
Dakson4.270620º5.2571
Diego Renan3.976518º5.5339
Montoya3.835311º5.7744
10ºDouglas3.68535.8523
11ºThalles3.55596.1391
12ºEdmilson2.826517º5.5379
13ºMarlon2.126525º4.9367
14ºFabricio1.779426º4.8344

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 340 | Ranking 2014



Fonte: Gazeta Esportiva (texto, ficha), Youtube (vídeo), Flickr oficial do Vasco (fotos)