Com Eurico a favor e Roberto Monteiro contra, contas de 2012 do Vasco são aprovadas pelo Conselho Deliberativo

Quinta-feira, 30/10/2014 - 22:35
comentário(s)

O Conselho Deliberativo do Vasco aprovou nesta noite de quinta-feira as contas de 2012 do clube. Numa reunião que deu o tom político a poucos dias das eleições de 11 de novembro, a maioria dos conselheiros, liderados por Eurico Miranda, votou a favor do balanço financeiro que estava pendente. As contas de 2013 da gestão Dinamite, porém, ficam para a próxima gestão.

O encontro na sede da Lagoa teve apartes do grupo de Roberto Monteiro, que presidiu a sessão na licença do presidente Abílio Borges. Candidato pela chapa "Identidade Vasco", ele se posicionou contrário à aprovação do balanço e levou junto pouco mais de 10 votos. Na votação, foram favoráveis ampla maioria dos conselheiros, que compareceram em número reduzido no encontro da Lagoa. O presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, recomendou a aprovação das contas para seus seguidores políticos e alguns poucos apoiadores do presidente Roberto Dinamite, como o vice-presidente de futebol, Ercolino de Luca.

Na mesa de direção da votação das contas de 2012 estavam, além do presidente Roberto Dinamite, o vice-presidente Antônio Peralta, o presidente do Conselho Fiscal, Helio Donin, o vice-presidente jurídico, Roberto Duque Estrada, além de Eurico e do vice-presidente do Conselho de Beneméritos, Silvio Godói. No fim da sessão, o candidato da chapa "Volta Vasco! Volta Eurico! puxou o grito de "Casaca!" no salão da sede vascaína.

A diretoria pediu aprovação das contas aos conselheiros após explanação do diretor financeiro Jorge Almeida. O executivo mostrou uma apresentação e atestou que dos 10 itens pedidos pelo Conselho Fiscal, todos estavam sendo sanados. Eurico pediu a palavra após os fiscais do Conselho se posicionarem a favor da aprovação, com uma ressalva apenas: de intimação à empresa Jeff Sports, que administrava "O Vasco é meu". Indicada pelo ex-presidente da Assembleia Geral Olavo Monteiro de Carvalho, que hoje apoia Julio Brant, o assunto virou motivo para ataques de todos os lados na sessão da Lagoa.

De Eurico até o ex-vice-presidente jurídico Anibal Rouxinol, que está na chapa de Roberto Monteiro, passando por outro membro do atual vice-presidente do Conselho Deliberativo, todos concordaram que a Jeff Sports deveria ser notificada judicialmente para ressarcir o Vasco. O conselheiro Jorge Luiz, da base política de Monteiro, afirmou que a entrada da Jeff Sports era uma imposição de Olavo e que o próprio deveria também ser notificado. Ele e Rouxinol pediram então a reprovação das contas do clube. Eurico ponderou sobre a necessidade de aprovação das contas, mas disse que concordava com a responsabilização de Olavo.

- Nesse momento, o único prejudicado se essas contas não forem aprovadas é o Vasco. Se querem pedir ressarcimento a quem foi o responsável por isso, que nem mais está aqui, nem mais pertence à essa diretoria, eu concordo, mas as contas urgem em serem aprovadas - disse o ex-presidente do Vasco Eurico Miranda.

Segundo demanda antiga de outros relatórios do Conselho Fiscal, o contrato com a Jeff Sports repassava menos do que o clube esperava receber de royalties, entre outras verbas. Havia críticas também sobre a falta de informações do banco de dados do "O Vasco é meu", que foi motivo de ações judiciais nas reeleição do presidente Dinamite em 2011. Na ocasião da rescisão desse vínculo, para o retorno da Microtag, que ia cobrar do Vasco uma indenização de cerca de R$ 4 milhões, o clube ainda pagou cerca de R$ 600 mil ao proprietário da Jeff Sports.

Contas de 2013

O vice-presidente Jayme Lisboa Alves disse que as contas de 2013 estão próximas de finalmente serem entregues ao Conselho Fiscal. Segundo o dirigente do clube, que pediu desculpas pelo atraso nas correções e ajustes do balanço de 2012, em mais "20 a 25 dias" a auditoria externa entrega ao clube seu parecer. Com eleições no dia 11 de novembro, outro Conselho Fiscal e outros conselheiros que vão apreciar esse novo balanço financeiro.



Fonte: GloboEsporte.com