Presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Luis Fernandes vira 'embaixador' do clube em Brasília

Terça-feira, 25/11/2014 - 15:01
comentário(s)

Vencedor da eleição do Vasco, o polêmico Eurico Miranda retorna ao Vasco alicerceado por importantes figuras dos ramos empresarial e político do cenário nacional atual. Entre os principais aliados está Luis Manuel Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte e responsável direto pela organização da Copa do Mundo do Brasil e da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Fernandes foi recentemente eleito presidente do Conselho Deliberativo do clube e tem sido uma espécie de embaixador do Cruzmaltino em Brasília. Na semana passada, por exemplo, esteve ao lado de Eurico na capital federal, mas no papel de membro do Governo, em um encontro para tratar da Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê o perdão e o parcelamento das dívidas dos clubes.

Influente, é o homem de confiança do ministro Aldo Rebelo e possui funções estratégicas. Ainda em maio de 2012, tornou-se o principal interlocutor do Poder Público com a Fifa após ser nomeado membro do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014.

Em 2013, durante a onda de protestos contra o torneio, teve papel fundamental para a realização da Copa do Mundo no Brasil ao conseguir convencer o secretário-geral máximo do futebol, Jérôme Valcke, de desistir da ideia de cancelar a Copa das Confederações por conta das manifestações.

Fernandes comandou horas de negociações, que envolveram inúmeros telefonemas e uma reunião de emergência. Após o feito, virou a maior autoridade do país quando o assunto é Mundial da Fifa ou Olimpíada de 2016. Em reuniões decisivas com membros do COI (Comitê Olímpico Internacional), é ele quem fala pela União.

Formado em Relações Internacionais pela Universidade de Georgetown, Estados Unidos, Fernandes é mestre e doutor em Ciência Política pelo Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Antes de chegar ao Ministério do Esporte, ele trabalhou para o governo federal sempre em órgãos ligados à pesquisa científica. Foi o secretário-executivo no Ministério da Ciência e Tecnologia, entre 2004 e 2006, e presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), de 2007 a 2011.

Durante todo esse período, Fernandes não abandonou sua ligação com o Vasco da Gama. Ele é Grande Benemérito do clube e chegou a ser vice-presidente de Relações Especializadas do Vasco durante a primeira gestão de Eurico Miranda.

"Nenhum desses cargos têm tanta importância e valor que o cargo que os senhores e as senhoras me deram. Por isso, espero honrar a confiança que me foi depositada. Entendo que a nossa missão, e a minha em particular, é a de promover a união e a convergência de todos os membros do Conselho e dos vascaínos em geral, acima de preconceitos, interesses pessoais e vaidades, para garantir o ressurgimento do nosso clube e instituição", disse após tomar posse do Conselho Deliberativo cruzmaltino.

Fernandes foi procurado na sexta-feira, dia 14, para comentar sua relação com o Vasco, com Eurico Miranda e possíveis conflitos de interesse que podem ser causados pela posição que ele ocupa no Ministério do Esporte. A assessoria de imprensa do órgão informou que ainda não conseguiu agendar uma entrevista com o executivo.



Fonte: UOL