Juniores: 'Coringa' da equipe vascaína, Márcio está na Colina desde 2009

Segunda-feira, 22/12/2014 - 09:26
comentário(s)

Foi em busca de um sonho que Márcio Costa deixou Belém, capital do Pará, para tentar a sorte no Rio de Janeiro. Aos 14 anos de idade, o paraense desembarcou na Cidade Maravilhosa disposto a conquistar uma vaga no elenco de um dos quatro grandes clubes cariocas. Jogador do Paysandu, onde iniciou sua trajetória dois anos antes, o garoto tentou a sorte primeiro no Fluminense, mas acabou não sendo aprovado. Mesmo com a negativa, ele não desanimou e na mesma semana participou de uma avaliação no Vasco da Gama.

Após sete dias treinando no cruz-maltino, Márcio recebeu a resposta que mudou a sua vida: "Parabéns, você agora é nosso jogador". Sem pensar duas vezes, o polivalente atleta deixou tudo para trás, família, vida e amigos, para morar nas dependências do clube de São Januário. Com saudade de casa, o jovem sofreu nas primeiras semanas, mas usou a confiança dos familiares como combustível para se firmar. Com um bom futebol, ele se tornou titular e capitão da geração 95.

- Cheguei ao Vasco no fim de 2009. Foi umas das melhores coisas que aconteceram na minha vida. Costumo dizer que meu maior momento de alegria no clube foi quando soube que fui aprovado no teste. Jogar num clube que tem a maior história do mundo não tem preço. Graças a Deus, tive um bom desempenho em todas as categorias que passei. Tive o privilégio de ser o capitão do juvenil em 2012 - afirmou o paraense.

A trajetória de Márcio no Vasco não foi escrita apenas com momentos alegres. No final de 2012, quando estava prestes a ser promovido para o juniores, o garoto sofreu uma fratura no pé direito e ficou quase um ano longe dos gramados. De fora, o meio-campo viu seus companheiros levarem o Gigante da Colina ao tricampeonato da Taça Belo Horizonte, no segundo semestre do ano passado. Agora recuperado, o jogador de 19 anos espera ajudar o cruz-maltino a ter um 2015 vitorioso.

- Acredito num ano cheio de conquistas. Nada melhor que começar ganhando a Copa São Paulo. Todo o grupo vem trabalhando forte duas vezes por dia. Todos estão unidos e focados. Isso é essencial para conquistar um título. Também espero que o meu sonho seja realizado. Quero vestir a camisa do time profissional do Vasco. Se isso acontecer, irei me esforçar ao máximo para dar orgulho ao torcedor vascaíno - declarou.

Volante de origem, Márcio passou a jogar como lateral-esquerdo após as subidas de Henrique e Lorran para o time de cima. Apesar de ter tido um pouco de dificuldade no início, ele se adaptou a nova função e se tornou um dos principais jogadores da equipe sub-20 no segundo semestre. Ao ser questionado sobre onde prefere atuar hoje em dia, o paranaense não fugiu da resposta.

- Foi uma excelente temporada. Nossa equipe foi longe em todos campeonatos que disputou. Agradeço a Deus por ter feito parte desse grupo maravilhoso. Por ter jogado ao longo do ano como lateral, hoje eu prefiro atuar nessa posição, mas não ficaria chateado se fosse colocado como volante, até porque foi essa posição que me permitiu ter uma no Vasco - disse.

Uma das armas para a próxima edição da Copa São Paulo, Márcio não esconde de ninguém sua paixão pelo Vasco. Para ele, o Gigante da Colina não é apenas seu local de trabalho, mas sua casa e sua vida. Com exclusividade ao site oficial, o jogador fez juras de amor ao cruz-maltino.

- Me sinto muito feliz no Vasco. O Vasco representa minha vida. É o lugar onde eu passo a maior parte do meu tempo desde a infância. Posso dizer que hoje o clube é tudo para mim - garantiu o polivalente jogador.



Fonte: Site oficial do Vasco