João Marcos Amorim já tomou posse como novo presidente da Cruzada Vascaína; confira entrevista

Sábado, 24/01/2015 - 09:24
comentário(s)

Conheça o que pensa o presidente da Cruzada Vascaína

Desde quando você é sócio do clube?

Sou sócio do Vasco desde criança. Com minha família vascaína sempre fui frequentador de São Januário. Nadei pelo clube, brinquei carnaval, curti férias e, apaixonado pelo Vasco, desde muito cedo, não deixei de estar junto ao meu time de futebol por um dia sequer.

Desde quando pertence à Cruzada Vascaína?

Numa das primeiras reuniões do grupo, acompanhei um amigo em comum ao Leo Gonçalves, o Leandro Muniz. A partir dali, em outubro de 2008, passei a fazer parte da Cruzada. Foi um período sofrido, pois assistimos juntos a campanha do time que resultou na primeira queda para a série B do brasileiro, mas também um período de esperança porque víamos nascer um novo espaço político no clube, que logo reuniria vários vascaínos apaixonados, dispostos, capacitados e com o espírito de cooperação, em busca de melhores rumos ao Vasco.

Presidente, como viu o resultado da última eleição?

Depois de um intenso período em que nos preparamos com muito afinco para assumir a administração do Vasco, naturalmente, o sentimento é de pesar pela oportunidade que não se concretizou, do clube seguir por um novo e melhor caminho. Durante a campanha o vascaíno conheceu bem nossas propostas para administrar o Vasco com eficiência. Nosso candidato, Julio Brant, representou com precisão nossos anseios de modernização e qualificação na administração do clube.

Qual a posição da Cruzada para os próximos três anos?

Temos a composição de uma nova diretoria, onde procuramos aproveitar o perfil e o conhecimento adquirido dos membros para cada área de atuação. Na nossa pauta, seguindo a trilha do Leo, estará sempre a busca pelo aprimoramento do grupo, através da qualificação dos membros e da chegada de novos e bons perfis.

Continuaremos a trabalhar fazendo uma oposição atuante, firme e de forma propositiva.Acreditamos que, com uma convivência baseada no entendimento e nas discussões no campo das ideias, sempre com firmeza e ao lado do clube, discutindo os rumos e apresentando alternativas, estaremos contribuindo com o real avanço político e administrativo do Vasco.

Ademais, como muito bem se expressou o Padre que participou da posse da Diretoria Administrativa do Clube, realizada em dezembro: “É exatamente o diferente que vai nos enriquecer”.

O que achou das últimas contratações efetuadas pelo clube?

Sabemos que a situação financeira atual e para os próximos anos é muito crítica. Nos últimos anos, estudamos com profundidade as finanças do clube e conhecemos bem o cenário daqui pra frente. Não seremos irresponsáveis de cobrar contratações às custas de mais aventuras financeiras que sempre resultaram em acréscimos das dívidas. E com este cenário, todos os que concorreram na eleição do Vasco sabiam que ao entrar no Clube seria preciso “tirar leite de pedra”. E é isso mesmo o que vascaíno quer. E vamos sim, cobrar isso da atual administração. Queremos o melhor para o Vasco, para vê-lo sempre brigando pelos títulos. De início, os novos nomes estão longe de empolgar, mas vamos acompanhar e torcer para que as novas contratações deem certo.

E sobre o orçamento de 2015, que foi aprovado pelo Conselho Deliberativo?

Sabíamos que não havia como produzir o orçamento no curto tempo estipulado até o final do ano. O objetivo foi cumprir a obrigação estatutária, mas isso resultou na elaboração de um documento que, nem de longe, atende como ferramenta ďe gestão financeira para a administração do clube. O próprio Conselho Fiscal não pode sequer se reunir para apreciar a proposta. Penso que uma solicitação de prorrogação de prazo para entrega ao Conselho Deliberativo atenderia ao caso e poderíamos assim dispor de uma peça realmente útil ao clube.

O que achou do recente aumento das mensalidades se sócios?

Temos dois pontos a considerar: um é o fato de que por muitos anos a mensalidade deixou de ser reajustada e a receita de sócios hoje está muito aquém do nível necessário para um clube de ponta no Brasil. O outro ponto é a urgente necessidade de implementação de um atrativo programa de sócios, segmentado por novas faixas, visando um crescente aumento na receita a partir da captação de novos sócios.

O reajuste da mensalidade e a oferta de um plano atrativo ao sócio são medidas que não deveriam deixar de ser tomadas simultaneamente. A Cruzada tem dedicado muita atenção aos estudos sobre arrecadação com sócios e temos a certeza de que as possibilidades são muitas e a massa de vascaínos apaixonados pelo clube tem muito a contribuir no reerguimento do Vasco.

Gostaria de finalizar convidando o vascaíno a participar conosco, de maneira efetiva e construtiva, da vida política do clube. Nosso amor ao Vasco continuará nos movendo e nos motivando para seguirmos na luta pela recondução do Vasco para o caminho das vitórias.



Fonte: Cruzada Vascaína