Vasco pode integrar destaques do time na Copa São Paulo ao elenco profissional

Sábado, 24/01/2015 - 23:20
comentário(s)

Marlon, zagueiro do Fluminense. Carlos, centroavante do Atlético-MG. E Malcom, atacante do Corinthians.

Há um ano, ao fim da Copa São Paulo que teve o Santos como campeão e os três times como demais semifinalistas, eles figuravam entre as promessas do torneio. Já no fim de 2014, eram titulares de seus times entre os profissionais. Diante desse quadro, a pergunta antes das semifinais marcadas para esta quinta: quem vai subir dessa vez?

Preocupadas em afastar times jovens e reservas de seus campeonatos, as federações de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, em especial, prejudicaram a afirmação dos garotos que saem da base ao profissional. Nesses estados, o número de jogadores inscritos foi limitado, o que é apontado por praticamente todos os clubes como um fator que vai dificultar. Como não inscrever um medalhão para colocar uma jovem promessa?

Apesar disso, há clubes que prometem promoções e, quem sabe, revelações para 2015. Casos do São Paulo, com um atacante canhoto comparado a Hulk, e do Corinthians, que pode ter até seis nomes da Copinha no profissional. Os dois times se enfrentam nesta quinta-feira por um lugar na decisão da Copinha. A outra semi é entre o Botafogo-SP e o Palmeiras, que possui o jogador mais decisivo do torneio.

Na sequência, confira quem é esperado nos profissionais de cada um dos 12 principais clubes do país:

ATLÉTICO-MG

Semifinalista na Copa São Paulo passada, o Atlético terminou com três jovens daquela equipe com papel importante no elenco de Levir Culpi. Casos do volante Eduardo, do meia Dodô e do centroavante Carlos. Agora, possíveis promoções são menos prováveis: apesar de ir até as quartas de final da Copinha 2015, o Atlético tinha em jogadores muito jovens seus principais destaques, como o meia Bruno Tabata, de 17 anos.

BOTAFOGO

Em montagem do planejamento para a Série B, o Botafogo já promoveu alguns jogadores da base nas últimas semanas. O zagueiro Igor Rabello, o lateral esquerdo Jean, o volante Fernandes e o atacante Andre Luiz compõem o grupo de trabalho do treinador René Simões. Como a campanha na Copa São Paulo não encantou, a tendência é que os jovens prossigam nos juniores.

CORINTHIANS

Entre os semifinalistas da Copa São Paulo, o Corinthians encontra momento favorável para revelar jogadores. Com o caixa em crise e contratações modestas, o clube ainda vive período eleitoral. Por tudo isso, Tite pode recorrer às divisões de base para preencher algumas lacunas no profissional. Além do já promovido jovem meia Matheus Pereira, 16 anos, ele irá resgatar o lateral esquerdo Guilherme Arana e o centroavante Tocantins, já membros do elenco principal no ano passado.

Além deles, a comissão técnica sinalizou que pretende promover quatro jogadores dos juniores: o zagueiro Rodrigo San, o volante canhoto Marciel, o meia Matheus Cassini e o centroavante Gabriel Vasconcelos.

CRUZEIRO

Com saídas importantes do elenco bicampeão brasileiro, o Cruzeiro foi ao mercado para repor os espaços deixados. Por enquanto, Marcelo Oliveira deve manter a mesma linha de trabalho com os garotos e seguir com aqueles que já comandava no fim de 2014, como o volante Eurico e o atacante Judivan. Além deles, o também volante Bruno Edgard e o meia Marcus Vinícius, desde o Brasileiro sub-20 em dezembro, já trabalham em cima. Por outro lado, do elenco que disputou a Copa São Paulo, as maiores possibilidades são do centroavante Hugo Ragelli, principalmente para o Campeonato Mineiro.

FLAMENGO

Em pré-temporada fora do Rio de Janeiro, Vanderlei Luxemburgo deve conversar sobre possíveis reforços da base nos próximos dias, quando retornar. Imediatamente, nenhum jogador entre os que participaram de cinco jogos na Copa São Paulo deve ser promovido, mas os responsáveis pelo departamento amador esperam por chances para os garotos no decorrer da temporada. O lateral esquerdo Jorge, o meia Jajá e o atacante Douglas Baggio são os mais cotados.

FLUMINENSE

O momento conturbado pós-Unimed seria favorável para revelar mais, mas Cristóvão Borges entende que já possui muitos garotos no time principal. Além daqueles que servem a seleção sub-20 no Sul-Americano, como o goleiro Marcos Felipe, o zagueiro Marlon, o meia Gerson e o atacante Kenedy, o treinador recebeu três jovens de 20 anos: Pablo Dyego, Bryan Oliveira e Luiz Fernando. Do ainda imaturo time que disputou a Copa São Paulo, aquele que mais agrada é o volante Íkaro, com idade para jogar mais dois anos nos juniores.

GRÊMIO

Dono de campanha consistente que durou até as quartas de final da Copa São Paulo, o Grêmio já tem garotos no time de cima. Caso do meia canhoto Lincoln, 16 anos, que tem agradado Luiz Felipe Scolari na pré-temporada. Com o elenco principal numeroso, a tendência é que até alguns retornem para a base. Mas, entre os destaques da Copinha, a atenção maior a médio prazo está nos laterais: o destro Raul, 17 anos, tem um cruzamento bastante acima da média. Já o canhoto Junior, com 18, pode suprir lacuna no profissional. O Grêmio ainda aposta no centroavante Nicolas Careca.

INTERNACIONAL

Campeão da Copa do Brasil sub-20 no último ano, o Inter era naturalmente apontado como favorito para a Copa São Paulo, mas parou na primeira fase, eliminado pelo Ituano-SP. O atacante Alisson Farias, promovido no começo do ano, deve ser o único a passar dos juniores para os profissionais, mas ainda pouco a pouco. A ideia no departamento de futebol é que o lateral direito Willian, o zagueiro Eduardo, o meia Alex Santana e o centroavante Bruno Gomes possam ter chances no decorrer da temporada. Desses, só Eduardo, que participa do Sul-Americano sub-20, não esteve na Copinha.

PALMEIRAS

Com um time e meio de contratações, o Palmeiras encorpou seu elenco como nenhuma outra equipe brasileira, mas também fechou as portas para mais revelações. A tendência é que Oswaldo de Oliveira mantenha os garotos deixados por Dorival Júnior, como João Pedro, Nathan e Gabriel Dias, e dê chances apenas para um nome da Copa São Paulo.

De contrato renovado no fim do ano, Gabriel Jesus tem justificado o esforço financeiro do clube e concorrido ao prêmio de principal jogador da Copinha. Diante do Vitória, pelas quartas de final, anotou um golaço e deu passe a outro. Por isso, os dirigentes querem que ele seja profissionalizado até o próximo mês. O volante Matheus Sales é o único de momento que também tem esperanças.

SANTOS

Depois de dois títulos seguidos da Copa São Paulo, além de uma Copa do Brasil sub-20, o Santos entende que já tem muitos garotos no grupo principal. Eliminado na Copinha desta vez na primeira fase, o elenco atual decepcionou o novo presidente Modesto Roma Júnior, que ainda esperava puxar mais garotos. O único nome a reforçar o elenco de Enderson Moreira será o meia Serginho, que já se dividia entre os juniores e o profissional e recebeu chances nos jogos contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil.

SÃO PAULO

O São Paulo já promoveu quatro garotos (Auro, Lucão, Boschilia e Ewandro, todos com idade ainda de juniores) há um ano. O entendimento no clube é de que, a curto prazo, apenas o atacante João Paulo deve ter espaço no elenco de Muricy Ramalho. Atacante canhoto, forte e que tem feito muitos gols, ele tem novo contrato acordado para assinar até o fim do mês.

Lateral esquerdo e volante, Matheus Reis é um dos poucos membros do elenco em último ano de sub-20. Como tem se saído bem, a expectativa no São Paulo é de que ele possa receber chances. Considerado o jogador mais promissor da base atualmente, o volante Gustavo Hebling ainda é considerado fisicamente imaturo para ser promovido.

VASCO

Mesmo eliminado precocemente, o Vasco ficou satisfeito com seu resultado na competição. A ideia era amadurecer os jogadores mais novos e, para o novo responsável pela base, Isaías Tinoco, essa missão foi cumprida. Depois de promover garotos que estouraram a idade limite dos juniores, como o promissor meia Guilherme, a ideia é monitorar mais seis nomes da Copa São Paulo nos próximos meses: o goleiro Gabriel, o zagueiro Kadu, o volante Barbosa, o meio-campista Cosendey e os atacantes Daniel Pessoa e Renato Kayzer. Bastante técnico, Cosendey é o nome que mais agrada.

Fonte: UOL