Vasco mantém divulgação da Caixa para obter acordo retroativo

Sexta-feira, 17/04/2015 - 15:24
comentário(s)

As renovações de patrocínios da Caixa Econômica Federal com os clubes enfrentam uma série de complicações. As indicações são de que não haverá reajuste pela inflação, e é possível que os contratos que forem assinados tenham tempo reduzido. Há ainda uma turbulência no setor de marketing do banco federal.

Maior patrocinador do futebol brasileiro, a Caixa investe mais de R$ 100 milhões em camisas de times. Até agora só renovou o acordo com o Corinthians. Há uma compromissos por vencer no meio do ano: Flamengo, Vitória, Sport, Coritiba, Atlético-PR, entre outros. Os acordos de Vasco e Figueirense já acabaram. O banco informou que fecha o pacote inteiro no máximo em junho.

“Nosso pessoal já viu a parte burocrática, agora falta uma decisão política da presidência da Caixa de renovar. Sabemos que não haverá reajuste assim como não houve com o Corinthians. E ouvi de outros clubes que pode fechar só até o final de 2015 e não por um ano'', contou o presidente do Sport, João Humberto Martorelli.

Lembre-se que o país enfrenta uma crise e corte de investimentos do governo. A diretoria da Caixa tinha decidido, em fevereiro, que manteria seu investimento em uniformes de clubes. A questão é que, depois disso, não houve uma definição sobre qual o valor a ser gasto nem quais os times seriam renovados. O banco confirmou que essa informação ainda não foi fechada.

Em meio às negociações, o nome do diretor de marketing da Caixa, Clauir Luiz dos Santos, surgiu na operação Lava-Jato da Polícia Federal. Ele que aparece em fotos de assinatura de vários contratos de clubes. A procuradoria diz que o ex-deputado André Vargas, preso, o indicou para o cargo, e depois obtinha contratos vantajosos para familiares no setor.

Em nota, Caixa nega que qualquer de seus funcionários esteja sob investigação. Quem tem tocado as conversas por enquanto é Gerson Bordignon, superintendente de marketing e que cuida das questões do futebol. Clauir se mantém no cargo, e pode participar. Já os clubes tentam entender o cenário de suas renovações.

“Nosso contrato acaba em maio. Estamos em negociação. Vamos ver se o que eles (Caixa) apresentam é interessante para o clube'', explicou o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.

Os contratos do Figueirense e do Vasco já foram encerrados, e continuam sem renovação. No caso vascaíno, que acabou em 2014, há a questão de falta de CND (Certidão Negativa de Débito). Os times têm mantido a marca da Caixa nos uniformes para obter um acordo retroativo e receber pelos meses em aberto. O banco entende que pode ser feito o mesmo com outros clubes que não fecharem imediatamente.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL