Com 8 títulos nacionais no século XXI e 10 ao todo, sendo 2 pelo Vasco, Juninho é um dos maiores do mundo nesse quesito

Quinta-feira, 21/05/2015 - 10:05
comentário(s)

A grande maioria dos treinadores gostaria de contar com Zlatan Ibrahimovic no elenco. O motivo, além da qualidade técnica, é a relação do sueco com os títulos. A situação fica ainda melhor quando o atacante tem a parceria do brasileiro Maxwell. Companheiros em quatro times na Europa (Ajax, Barcelona, Inter de Milão e Paris Saint-Germain), os dois carregam uma marca expressiva: são os maiores vencedores de ligas nacionais no século XXI. Ao todo, cada um levantou dez canecos. (Foram levados em conta jogadores com conquistas nas principais ligas do mundo de acordo com a IFFHS)

A festa antecipada do PSG no último sábado juntou-se a mais duas conquistas do Campeonato Francês e títulos da dupla na Holanda, na Itália e na Espanha. O lateral-esquerdo difere do sueco em apenas uma competição: não atuou pelo Milan, mas venceu pela segunda vez no Barcelona em 2010/11. Ibra poderia ter um número ainda mais expressivo - 12 -, caso seus títulos conquistados no campo pelo Juventus não fossem cassados por conta do esquema de manipulação de resultados em 2004/05 e 2005/06.

Na temporada 2014/15, dois jogadores garantiram lugar entre os maiores vencedores. Parceiros no Bayern de Munique, Robben e Schweinsteiger chegaram a oito troféus. Enquanto o volante teve todas as conquistas pelo clube alemão, o meia-atacante, além de quatro títulos pelos bávaros, foi campeão por Ajax, Chelsea e Real Madrid.

Juninho Pernambucano, hoje comentarista da TV Globo, é outro brasileiro que se destaca, com oito conquistas no século XXI. E, se toda sua carreira fosse levada em conta, faria companhia a Ibra e Maxwell. Além dos sete títulos pelo Lyon e um pelo Al Gharafa, do Catar, o meia comemorou em 1997 e 2000 pelo Vasco da Gama.

A tabela, que forma um "top 8" dos papa-títulos, ainda tem Fernandinho, campeão com o Atlético-PR no Brasil no início do século e que teve boa passagem pelo Shakhtar Donetsk antes de vencer a Premier League com o Manchester City. O lateral-direito croata Darijo Srna e o volante paraguaio Sergio Aquino completam o ranking. O último leva vantagem por ter disputado a competição que, desde 2008, tem dois campeões por ano.

Curiosidades:

* Messi, Xavi e Iniesta (Barcelona), o brasileiro Hélton (Porto), Philipp Lahm (Bayern), Giggs e Scholes (Manchester United) e Coupet e Gouvou (Lyon) têm sete títulos no século, sempre defendendo a mesma camisa. Recém-campeão na Itália, Carlitos Tévez possui a mesma marca, mas com variedade maior. Venceu por Boca Juniors, Corinthians, Manchester United (2x), Manchester City e, por último, Juventus (2x).

* Entre vários nomes próximos do hall, com seis conquistas, estão os juventinos Buffon, Evra e Pirlo. O goleiro venceu todas pelo seu atual clube, enquanto o lateral-esquerdo levou o primeiro Italiano após ser penta pelo Manchester United no Inglês. O volante, quatro vezes campeão no Juve, havia faturado duas vezes pelo Milan.

* Atual melhor do mundo, Cristiano Ronaldo tem um longo caminho para percorrer caso queira gravar seu nome entre os maiores vencedores de ligas nacionais. No currículo do português, que passou em branco pelo Sporting, estão três Ingleses pelo Manchester United e um Espanhol pelo Real Madrid.

Fonte: Blog Numerólogos - GloboEsporte.com