Torcedor que criou faixa 'Eu escolhi acreditar' fala da reação do time no Brasileiro

Domingo, 04/10/2015 - 22:44
comentário(s)

Dezoito letras, divididas em três palavras, pintadas em uma faixa de 20 metros podem ter muitos significados, mas as de Magno Rocha representam apenas um: virada. O gerente de bar vive dias de celebridade em Nova Iguaçu depois que sua frase “Eu escolhi acreditar” se tornou o lema do Vasco para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Hoje, às 11h, contra o Avaí, torcedor e equipe tentam novo passo para vencer a lógica.

Morador do bairro de Andrade Araújo, Magno, de 28 anos, foi tachado de tolo ao bancar a manifestação pelo time no auge da crise. Celso Roth havia sido demitido e Jorginho faria sua estreia, logo em uma partida contra o Flamengo. Os avisos eram de que seria motivo de chacota por acreditar em uma causa tão improvável.

- Avisaram-me que se o Vasco perdesse eu viraria meme de internet - lembra.

Desde o dia 19 de agosto, quando apareceu no Maracanã com a faixa e assistiu à vitória sobre o time rubro-negro, sua vida deu uma guinada. As zoações nas redes sociais realmente vieram com força, após as derrotas para Goiás, Figueirense, Internacional e Atlético Mineiro. Mas sua persistência começou a ser premiada depois disso. A cada rodada, sua crença na guinada ganhou mais seguidores. Atualmente o Vasco já está há cinco rodadas sem perder, com quatro vitórias e um empate.

- Eu brinco que agora é fácil acreditar, mas eu fico muito feliz porque isso está mudando. Eu estou realizado. O meu sonho era de que o Vasco percebesse a minha dedicação como torcedor e isso aconteceu - destacou.

O reconhecimento, por parte do clube, veio quando a frase passou a ser reproduzida no site e nas redes sociais oficiais. Por parte dos outros, ainda acontece de diversas maneiras. Magno conta que é percebido na rua, cumprimentado por vascaínos e zoado por rivais. Já foi personagem de reportagens de jornais, sites e programas de televisão. Mas a fama não era o que buscava.

- Nunca pensei na faixa para que a imprensa visse. Queria mostrar à torcida que, mesmo chateados, mesmo tristes com os resultados, deveríamos seguir apoiando a equipe para fugir da queda.

Nem todos concordaram com ele. Na derrota para o Atlético Mineiro, Magno teve de lidar com a raiva de outros vascaínos. Tentaram tomar a faixa à força, na arquibancada do Maracanã. Se não fosse a ação da polícia algo pior poderia ter acontecido.

- Eles estavam chateados e partiram para cima de mim, como se eu tivesse culpa. Disse a eles que se estavam lá é porque acreditavam como eu. A polícia acabou tirando a faixa e me devolveu somente depois do jogo - recorda.

No próximo dia 15, quando o Vasco enfrentará a Chapecoense no Maracanã, Magno garante que estará no estádio, ele e sua famosa faixa. Dependendo dos resultados das duas próximas rodadas, o jogo contra os catarinenses poderá marcar a saída do Vasco da zona de rebaixamento depois de longas 26 rodadas no Brasileiro.

Magno, o torcedor que escolheu acreditar na virada do Vasco e acabou tendo a sua própria por conta disso, está certo de que a guinada da equipe vai se confirmar.

- O Vasco é gigante. Daqui a cinco rodadas já estaremos fora da zona - aposta.

‘Desmaio’ na fila por ingressos

Antes dos minutos de fama, Magno Rocha sempre foi conhecido na família pela paixão pelo Vasco. Tanto amor faz com que o torcedor já tenha se metido em situações inusitadas.

Uma delas ocorreu em 2013, quando se viu às voltas com outra campanha de luta para escapar do rebaixamento. Magno tentava comprar ingressos para a partida contra o Santos, na reta final do Campeonato Brasileiro.

Com dificuldades para conseguir entradas para ele e sua família, por causa das longas filas em São Januário, o gerente de bar resolveu simular um desmaio no meio da rua. A estratégia acabou dando certo.

- Eu fui levado para dentro do clube, fui atendido no departamento médico. Eu já tinha comprado os meus ingressos e consegui depois comprar de novo, para o restante do pessoal - lembra.



Fonte: Extra Online