Vasco chega à marca de 100 cartões, sendo 12 vermelhos, no Brasileiro

Segunda-feira, 05/10/2015 - 08:14
comentário(s)

Mais duas expulsões contra o Avaí, outros seis amarelos na Ressacada, e o Vasco chegou a marca redonda de 100 cartões no Campeonato Brasileiro. É o time mais indisciplinado da competição, com direito a 12 expulsões, outro recorde cruz-maltino entre os 20 clubes da Série A. Desse número, sete foram por descontrole emocional dos jogadores. Isto é, mais da metade de punições a reclamações com o árbitro, agressões ou prática antiesportiva. Os casos mais recentes que entraram na lista ocorreram domingo. Jorge Henrique levou o vermelho direto, depois de ser substituído, ao protestar contra um pênalti marcado; e Rafael Silva acabou advertido da mesma forma ao deixar o braço no rosto do adversário.

A cabeça quente do Vasco, para Jorginho, tem influência da arbitragem. Contra o Avaí, o próprio treinador, que em outros momentos se mostrou preocupado com equilíbrio emocional da equipe, descontrolou-se com os lances polêmicos assinalados por Luis Teixeira Rocha, especialmente a marcação de pênalti após Madson tocar com a mão na bola fora da área. O comandante, que chegou a ir tirar satisfação com o quarto árbitro e discutiu com Gilson Kleina e atletas no banco de reservas rival, ainda tentou conter seus próprios jogadores, mas não conseguiu evitar a expulsão de Jorge Henrique (veja no vídeo abaixo).

- Como você consegue se controlar diante de absurdos que todo mundo viu? Um metro fora da área, absurdo. Então eu tentei segurar os jogadores, mas teve um momento que não tinha condições. O cartão do Madson por exemplo, se ele não ficou no lugar determinado, deveria ter sido chamado a atenção antes, não na hora do pênalti - pontuou o técnico, que depois da partida pediu para a CBF escalar árbitros mais experientes na reta final do Brasileiro.

O resultado dos muitos cartões são sentidos na pele por Jorginho. Na próxima rodada, o técnico terá quatro jogadores suspensos: além de Rafael Silva e Jorge Henrique, expulsos, Martín Silva e Madson levaram o terceiro amarelo e não enfrentam a Chapecoense no próximo dia 15, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã. Com 27 pontos, o Vasco é o penúltimo colocado do Brasileiro.

Ranking de cartões na Série A:

100 (12 vermelhos) - Vasco
96 (4 vermelhos) - Coritiba
96 (3 vermelhos) - Avaí
87 (5 vermelhos) - Figueirense
83 (7 vermelhos) - Fluminense
83 (5 vermelhos) - Internacional
77 (4 vermelhos) - Ponte Preta
76 (5 vermelhos) - Cruzeiro
76 (1 vermelho) - Grêmio
75 (3 vermelhos) - Flamengo
72 (6 vermelhos) - Atlético-PR
71 (5 vermelhos) - Joinville
71 (2 vermelhos) - Palmeiras
69 (7 vermelhos) - Santos
68 (3 vermelhos) - Goiás
62 (4 vermelhos) - São Paulo
62 (3 vermelhos) - Atlético-MG
60 (2 vermelhos) - Chapecoense
52 (2 vermelhos) - Sport
51 (2 vermelhos) - Corinthians

Fonte: GloboEsporte.com