Segundo matemático, Vasco tem 87% de chances de subir para a Série A

Quarta-feira, 05/10/2016 - 12:45
comentários

A Série B do Brasileiro tem um novo líder após a disputa da 29ª rodada, na última terça-feira. Com a vitória fora de casa por 2 a 1 de virada sobre o CRB, o Atlético-GO assumiu a liderança isolada, com 52 pontos. O Dragão foi beneficiado pela derrota do Vasco, que perdeu por 3 a 1 do Paysandu, no Mangueirão, e agora está na segunda posição, com 51 pontos. Segundo o site Infobola.com.br, do matemático Tristão Garcia, as chances de o clube goiano conseguir o acesso para a Primeira Divisão são de 91%. O Gigante da Colina, por sua vez, tem 87% de possibilidades.

Com uma arrancada fantástica - venceu as últimas seis partidas contra Criciúma, CRB, Bragantino, Joinville, Paysandu e Goiás - o Avaí está na terceira posição, com 48 pontos, mesma pontuação do Londrina, que ocupa a quarta colocação por ter menos vitórias (14 a 13). No entanto, a probabilidade de o Leão catarinense subir é de 60%, enquanto a do Tubarão é de 54%. Para estas equipes que estão atualmente no G-4, a situação parece estar bem encaminhada. Mas é bom manter o foco, pois outros nove times ainda se mantêm na briga por uma das quatro vagas na elite do futebol brasileiro em 2017 faltando nove rodadas para o término da competição. São eles: Náutico (34%), Brasil de Pelotas (19%), Bahia (16%), Criciúma (12%), CRB (9%), Ceará (6%), Vila Nova (6%), Luverdense (5%) e Paysandu (1%). Na opinião de Tristão Garcia, o clube que somar 63 pontos praticamente garante o seu acesso.

O levantamento tem como base o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição, bem como a dificuldade dos jogos em função dos adversários. Na disputa pelo título, também promete ser acirrada. O Atlético-GO tem 44% de chances de ser campeão. Na sequência vem o Vasco, com 31%. Além deles temos o Avaí (11%), Londrina (8%), Náutico (3%), além de Brasil de Pelotas, Bahia e Criciúma, todos com 1%. Tristão Garcia explica um dos motivos para o Gigante da Colina ter perdido a liderança.

- O Vasco não é um líder forte. A sua média não é de 2 pontos por jogo. Se fosse, o clube estaria com 58 pontos após o término desta 29ª rodada. Com 51 pontos, a equipe está sete pontos abaixo desta pontuação ideal. Ao se afastar desta média, o time possibilitou a chegada do Atlético-GO.

Tristão estabelece 72 pontos como uma pontuação segura para um clube conquistar a Série B. Mas acredita que o campeão deste ano provavelmente irá somar menos pontos, pois as equipes, pelo menos aparentemente, estão perdendo fôlego no decorrer da competição. Na luta para escapar do rebaixamento, o principal ameaçado é o Sampaio Corrêa. Lanterna da competição, com 22 pontos, o risco de o time maranhense cair é de 95%. Outros dois clubes que estão em situação bastante delicada são o Tupi (90%) e o Joinville (89%). Na sequência aparece o Bragantino, com 80%. Além destes quatro, Oeste (29%), Paraná (15%), além de Goiás e Paysandu, ambos com 1%, ainda convivem com o fantasma de disputar a Série C na próxima temporada.

Fonte: GloboEsporte.com