Nenê segue em 9º lugar no prêmio de artilheiro do ano; veja classificação

Segunda-feira, 24/10/2016 - 16:31
comentários

Ao marcar o gol derradeiro da vitória do Atlético-MG sobre o Figueirense por 3 a 0, no último domingo, Fred não só conseguiu aumentar a distância dos concorrentes na artilharia do Brasileiro, assim como colou de vez nos líderes do Prêmio Friedenreich, que apontará o goleador do ano no futebol brasileiro. Com 22 gols ao lado de outros três jogadores (Rodrigão (Santos), Roger (Ponte Preta) e Bruno Rangel (Chapecoense), o craque do Galo agora está de vez na cola dos líderes Anselmo (Fortaleza) e Robinho, seu parceiro de ataque, que têm um a mais.

A semana foi discreta para os principais artilheiros do país. Além de Fred, o único a marcar entre os melhores colocados foi Alfredo, do Luverdense. Pela Série B, ele foi o grande destaque da vitória do time mato-grossense sobre o Náutico por 2 a 1, na última sexta-feira, assinalando os dois gols da equipe de Lucas de Rio Verde e chegando a 19 na temporada.

O Atlético-MG tem grandes chances de emplacar o dono do prêmio neste ano. Afinal, tem o líder Robinho e Fred muito bem colocados e disputa duas competições nessa reta final da temporada, já que jogará as semifinais da Copa do Brasil além do Brasileirão. E, embora o técnico Marcelo Oliveira esteja revezando alguns jogadores para poupá-los fisicamente, a grande maioria é relacionada para todos os jogos. Contra o Figueira, Robinho começou no banco, mas entrou no segundo tempo e até participou de jogadas que resultaram em gol.

Anselmo, por sua vez, deve estar "secando" os concorrentes. O atacante do Fortaleza - que não joga mais neste ano - fez seu último gol no dia 4 de setembro, sobre o ASA. De lá pra cá, seus rivais se aproximaram de sua marca, mas ninguém conseguiu ultrapassá-lo até aqui.



O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GloboEsporte.com. E a disputa pelo troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Verde, Primeira Liga, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols
2013 - Hernane (Flamengo), com 36 gols
2014 - Magno Alves (Ceará), com 37 gols
2015 - Ricardo Oliveira (Santos), com 37 gols

Fonte: GloboEsporte.com