Clássico em Volta Redonda terá apoio de 140 homens do Gepe

Quinta-feira, 23/02/2017 - 11:55
comentários

Representantes da Ferj, do Flamengo e do Vasco se reuniram na manhã desta quinta-feira em Volta Redonda para tratar com autoridades locais sobre a realização do clássico marcado para o próximo sábado, 17h, e válido pela semifinal da Taça Guanabara. Foram definidos os setores de cada torcida no estádio Raulino de Oliveira e determinado que o setor das cadeiras, com cerca de 800 lugares, contará com as duas torcidas, que serão separadas.

Foi acordado também o auxílio do Gepe e da Polícia Militar, que enviará efetivo de 100 homens para interior do estádio e 2 viaturas do Batalhão de Choque com 40 homens para externo. Estão verificando a possibilidade da tropa de cavalaria. A Polícia Rodoviária Federal fará escolta das torcidas na Dutra e a segurança nos restaurantes e lanchonetes no caminho.

Felipe Moura de Araújo, administrador do estádio, falou sobre os acessos no dia da partida.

- Nós temos dois acessos. Os acessos amarelo e azul serão exclusivos pra torcida do Flamengo, e o verde e o laranja pra torcida do Vasco. As bilheterias do estádio vão abrir a partir das 9h da manhã de sábado. No acesso branco, às cadeiras especiais, também haverá separação de torcida, em contato com as arquibancadas dos respectivos lados.

Os ingressos começam a ser vendidos ainda nesta quinta em Volta Redonda, a partir das 13h. Na sexta, bilheterias em São Januário e na Gávea começam a funcionar.

- Saímos daqui com a consciência tranquila e a certeza de que tudo está sendo implementado de maneira positiva. É lógico que o clássico sai um pouquinho prejudicado em relação ao conforto de venda de ingressos. Nós já deveríamos estar com os ingressos vendidos, mas só começam a ser vendidos agora. Realmente, há um desconforto pro torcedor. Em relação à segurança, estavam presentes na audiência o Chefe Operacional do Estado Maior, Coronel Cláudio Freire, o sub-chefe, Coronel Henrique, e foram eles que direcionaram a partida pro estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e estão implementando toda a segurança. A gente tem certeza que, em matéria de segurança, o clássico não vai sair prejudicado - avaliou Marcelo Vianna, diretor de competições da Ferj.

Samuca Silva, prefeito de Volta Redonda, garantiu que tudo ocorrerá tranquilamente.

- Fomos pegos de surpresa, mas a questão está resolvida. Com a garantia da Polícia Militar e da federação, vamos realizar este jogo em Volta Redonda. A decisão não foi nossa. O que nós estamos fazendo é dar ao torcedor a garantia da segurança e da tranquilidade.

Veja o que disseram os representantes dos clubes:

Cláudio Tavares, coordenador financeiro do Flamengo
- O Flamengo vai respeitar uma posição da Polícia Militar e da Justiça. Nós queríamos que o jogo fosse no Engenhão. Mas, vindo aqui para Volta Redonda, vamos jogar e cumprir o que for definido.

Ricardo Vasconcelos, assessor especial da presidência do Vasco
- A gente teve que se adaptar a uma decisão da falta de garantia da polícia. Depois, até com torcida única, eles sinalizaram que não tinha condições de dar essa garantia no Engenhão. E tivemos que trocar. A solução encontrada, para que não tivesse prejuízo pra rodada, foi Volta Redonda. Da nossa parte, cabe tentar fazer acontecer. Não que Volta Redonda não tenha estrutura, muito pelo contrário, mas o curto espaço de tempo leva a uma porção de decisões imediatas. A gente tem que fazer acontecer. A gente encarou isso daí com tranquilidade. Todos estão colaborando, desde a parte da prefeitura, a federação, os dois clubes, e a gente tem que ser parceiro nessa empreitada, porque não tem outro jeito. Em menos de 72 horas, nós tivemos que mudar o local de uma partida, de um clássico, que não é um jogo comum. Obviamente, se fosse no Engenhão, de acordo com o que já estava programado, a gente poderia fazer com mais tranquilidade. A responsabilidade é toda da polícia, de fazer esse jogo aqui. O Vasco se exime de qualquer responsabilidade.

Correção: o setor das cadeiras será dividido no clássico, e não misto, como informou a primeira versão da reportagem. A informação foi publicada às 11h11 e corrigida às 12h30.

Fonte: GloboEsporte.com