Basquete: Fernando Lima confirma permanência de Dedé Barbosa e David Jackson para 2018

Sexta-feira, 28/04/2017 - 18:32
comentários

Confirmado na próxima edição do Novo Basquete Brasil pelo presidente Eurico Miranda, o Vasco já começa a se movimentar para a temporada seguinte. Eliminado pelo Pinheiros nos playoffs de oitavas de final, o Cruz-Maltino tem contrato com o elenco até junho, mas tomou a iniciativa de liberar atletas que não estão no planejamento para a sequência do trabalho. O primeiro a deixar oficialmente o clube é o armador argentino Damian Palácios. Além dele, Murilo chegou a ser apresentado pelo Trotamundos Carabobo, mas não foi autorizado do seu contrato pelos cariocas e teve que retornar ao Brasil. O técnico Dedé Barbosa, que chegou no meio do campeonato, fica, e o ala David Jackson é o único do grupo com contrato de mais um ano.

- Os nossos jogadores têm contrato. A maioria deles tem contrato até junho. Outros não. São jogadores contratados apenas na CLT. Por enquanto estamos só observando o mercado. Vamos nos mexer a partir do mês que vem, conforme forem terminando os playoffs. O Dedé fica, o David Jackson foi para os Estados Unidos, mas tem contrato de mais um ano conosco e volta. Ele é certo. Quanto ao Palácios, é um jogador que tem contrato, mas está indo embora. Como é um jogador estrangeiro, para ele, já adiantamos que não volta. Vamos cumprir até o final do contrato. Mas está liberado. Se conseguir um outro clube, fazemos uma rescisão antecipada. Se até lá não conseguir nada, continuamos com ele até o fim do contrato - explica Fernando Lima, vice-presidente de quadra e salão do Vasco.

Pelas redes sociais, Palácios, que se identificou com o clube e ganhou o coração dos vascaínos, agradeceu pela oportunidade e se despediu de forma emocionada.

- É difícil descrever em palavras o que eu sinto. Termina uma grande parte da minha vida, uma experiência maravilhosa, conhecer um belo país como o Brasil, uma cidade mágica como o Rio de Janeiro e defender as cores de um gigante como o Vasco da Gama. Pouco depois de chegar, fomos campeões da Liga Ouro voltando para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído, a elite do basquete; renovei para jogar o NBB, desfrutei em ganhar quatro clássicos contra o Flamengo e também de desfrutar com os melhores jogadores e times desse país. Infelizmente terminou a temporada em quinto jogo contra um grande time como o Pinheiros. Quero agradecer ao Vasco por confiar em mim, aos companheiros de equipe, diretoria e comissão técnica, mas acima de tudo o amor que me fez sentir os torcedores desde o primeiro jogo que joguei em São Januário. Vasco da Gama até sempre. Eu vou tomar minhas melhores lembranças em meu coração - disse Palácios.

Murilo chegou a ser apresentado na Venezuela

O pivô Murilo, que viveu altos e baixos nesta temporada, é outro com contrato até junho. Após o fim do NBB, o jogador chegou a ser anunciado pelo Trotamundos Carabobo, time venezuelano do ex-técnico da seleção brasileira, Rubén Magnano. Segundo Fernando, a negociação com a equipe da Venezuela envolveu o agente do jogador e o Vasco não se opôs, mas bateu o pé de que o contrato atual fosse rescindido pelo atleta, o que não aconteceu.

- Se quisesse rescindir o contato, liberávamos ele. Ele não quis. Temos uma posição. Não vou aceitar um jogador com contrato conosco jogando em outra equipe. Até falei: "Rescinde, vai lá, joga, e em julho conversamos de novo. Se houvesse interesse fazíamos um novo contrato" , foi isso - garante Fernando Lima.

Alexandre Bento, empresário de Murilo, explicou que realmente não houve a liberação do Vasco. Bento preferiu não entrar em detalhes quando ao motivo da não liberação do Cruz-Maltino.

- Tínhamos avançando na negociação com o time da Venezuela. Achamos melhor ele ir rápido para lá, pois o time tinha pressa na presença dele. Mas lá não teve acordo com o Vasco. As condições que o Vasco impôs não funcionaram e decidimos que ele voltasse e cumprisse o contrato com o clube - garante Bento.

O futuro dos outros atletas ainda depende de reuniões, do interesse dos próprios em permanecer no projeto vascaíno e também do técnico Dedé. São eles Gaúcho, Márcio, o armador Nezinho, Drudi, Wágner, Hélio, Bruno Fiorotto, Ricardinho, Marcellus e Bruninho.

O Vasco voltou à elite do basquete após o título da Liga Ouro. O time ficou em décimo lugar na temporada regular e avançou aos playoffs em seu primeiro ano. A derrota para o Pinheiros veio por 3 a 2 na série melhor de cinco.



Fonte: GloboEsporte.com