Gepe apura se briga após Botafogo x Urubu teve participação de membros de organizada do Vasco
Sábado, 19/08/2017 - 01:20
A emboscada arquitetada por um grupo de torcedores do Botafogo em Madureira para interceptar torcedores do Flamengo que voltavam do Estádio Nilton Santos - que terminou com 49 detidos - pode ter sido feita em parceria com torcedores da mesma "família" de organizada do Vasco da qual faria parte Davi Rocha Lopes, baleado e morto em São Januário.

A emboscada na madrugada de quarta para quinta-feira foi frustrada pelo Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), que faz a escolta de organizadas e monitora redes sociais para vigiar membros dessa facções e possíveis confrontos marcados pela internet. O Gepe já tem indícios de que membros da Fúria Jovem do Botafogo trabalharam em conjunto com integrantes da 9ª Família da Força Jovem do Vasco.

- Recebi "prints", mas estamos apurando, olhando com calma. Eu tenho de individualizar cada um, olhar, ver se consigo verificar o histórico, se tem qualquer ato de violência, para verificar se realmente foi uma ação orquestrada da torcida ou foram um ou dois membros perdidos que estavam lá junto. Para não cometer injustiças - disse o Major Silvio Luiz, comandante do Gepe.

Como o caso está ainda sob investigação, o nome do autor do post e sua imagem foram preservados. Em uma imagem de publicação em perfil de torcedor do Botafogo que possui diversas fotos com roupas da organizada, ele agradece à facção vascaína pelo apoio. Não foi feita qualquer alteração ou correção de erros no trecho reproduzido a seguir:

"Eu e todos do quinto canil zona oeste gostaria de agradecer os amigos da força jovem do Vasco Nona Família por ter fechado com a gente da fúria jovem do Botafogo quinto canil zona oeste no jogo de ontem larga suas famílias filhos pra está no jogo nosso essa nossa amizade de anos nunca vai acabar obrigado a todos Vasco x Fluminense estaremos juntos. Ass: Boladinho Fúria Jovem do Botafogo".

As duas facções são notoriamente aliadas. Em clássicos entre Vasco e Botafogo, ambas as torcidas circulam sem que a polícia precise isolar. Silvio Luiz confirmou ter conhecimento das postagens em redes sociais que indicam o envolvimento de integrantes da organizada do Vasco. Ele, contudo, disse que ainda investiga o histórico de dados dos usuários envolvidos para chegar a uma conclusão mais sólida.

- O serviço de inteligência do Gepe recebeu uma informação de que haveria torcedores do Botafogo em alguma estação aguardando a torcida do Flamengo sair, o nosso pessoal conseguiu identificar que era Madureira. A gente mandou as equipes, havia mais de 200 torcedores do Botafogo, em sua maioria da Fúria. Para poder dar um ataque na Raça do Flamengo. Isso, a gente segurando a torcida mais de uma hora depois do jogo. Ou seja, foi uma coisa orquestrada, na confusão teve policial machucado, levou uma pedrada ou algo na cabeça, teve um corte, e efetuamos as prisões desses 49. A ocorrência foi duas e pouco da manhã.

Na partida entre Vasco e Flamengo, em São Januário, a vitória do rival no estádio cruz-maltino desencadeou uma confusão generalizada que terminou em confronto entre torcedores e policiais do lado de fora. Um torcedor vascaíno, Davi Rocha Lopes, que postava com orgulho sua ligação com a organizada do clube em redes sociais, acabou baleado e morto.

Antes, também neste ano, um torcedor do Botafogo, Diego Silva dos Santos, foi morto em confronto com torcedores rubro-negros no entorno do Estádio Nilton Santos por perfuração com objeto cortante.

Fonte: GloboEsporte.com