Saiba do que cada time precisa para conseguir a classificação para as semifinais da Taça Rio
Sábado, 17/03/2018 - 20:31
A Taça Rio entra em sua reta final com 10 times ainda buscando suas aspirações no Campeonato Carioca, seja na disputa pelo título ou no desespero para evitar a seletiva do estadual de 2019. Recheada de confrontos diretos, a última rodada terá todos os jogos às 16h de domingo.

Veja a classificação geral do Campeonato Carioca

É hora então de pegar a calculadora para entender o que cada equipe precisa fazer para atingir seu objetivo nesta última rodada:

Botafogo

Terceiro colocado no Grupo C, o Botafogo não depende só de suas forças para avançar à semifinal da Taça Rio. Para isso tem três combinações possíveis envolvendo o jogo Flamengo x Portuguesa:

Se a Portuguesa perder: precisará de pelo menos um empate;
Se a Portuguesa empatar: precisará vencer;
Se a Portuguesa vencer: precisará ganhar com dois gols a mais do que a Lusa.
Há ainda uma chance mais remota de ultrapassar o Fluminense caso o rival perca. Mas para isso, vai precisar tirar uma enorme desvantagem de oito gols de saldo.

Para a semifinal geral do Campeonato Carioca, a situação é mais simples. Em terceiro lugar na classificação geral, três pontos à frente da Portuguesa (5ª colocada), o Alvinegro se garante na fase decisiva com um empate.

Flamengo

Garantido nas semifinais do estadual por ter conquistado o título da Taça Guanabara, o Flamengo precisa apenas vencer a Portuguesa para avançar na Taça Rio e tentar unificar os dois turnos da competição. Até mesmo com uma derrota o Fla pode avançar, para isso basta que o Fluminense vença a Cabofriense.

Caso vença a Taça Rio, o Flamengo garante vaga direta na final do Campeonato Carioca, que passará a ser em jogo único, e terá a vantagem do empate.

Fluminense

O tricolor das Laranjeiras tem a melhor campanha da Taça Rio, mas ainda não se garantiu na fase decisiva do turno. Com 13 pontos, três a mais que Portuguesa e Botafogo, o Flu busca apenas um empate para avançar. Tem grandes chances de passar mesmo com derrota, pois tem 7 gols de saldo a mais que o segundo colocado e oito a mais que o terceiro. Na classificação geral, a situação também é tranquila, a equipe de Abel Braga já está garantida na semifinal do torneio regional.

Vasco

Com um clássico pela frente, o Cruz-Maltino tem a liderança do Grupo B e depende só de si para avançar. Com 10 pontos no segundo turno, o Vasco foca em vencer o Botafogo para confirmar sua classificação para a semifinal do segundo turno. Em caso de empate ou derrota, o time depende de um triunfo do Fluminense sobre a Cabofriense.

Na classificação geral, o Gigante da Colina ocupa a quarta colocação com 17 pontos, um a mais que a quinta colocada, Portuguesa, e dois a mais que o sexto, Boavista. Uma vitória basta para a equipe se garantir na fase decisiva do regional. Em caso de empate ou derrota, precisa secar os dois perseguidores.

Boavista

Finalista da Taça Guanabara, o Boavista teve campanha decepcionante na segunda metade do campeonato. Apesar disso, se na Taça Rio já está eliminada, a equipe de Saquarema segue sonhando com uma vaga na fase decisiva do estadual. Para isso, precisa vencer o Volta Redonda e torcer por tropeços de Vasco e Portuguesa.

Cabofriense

Após uma Taça Guanabara fraca, em que fez apenas quatro pontos, a Cabofriense está na briga por uma vaga nas semifinais da Taça Rio. Os resultados necessários são: uma vitória sobre o Fluminense e que Vasco ou Flamengo não vençam. Ou fazer dois gols de saldo a mais que o Rubro-Negro no jogo contra a Portuguesa.

Para chegar às decisões do estadual, a Cabofriense precisa avançar e conquistar a Taça Rio, garantindo vaga na semifinal com vantagem do empate.

Portuguesa

A Lusa teve o melhor desempenho entre os times pequenos desse estadual. No segundo turno, ocupa a segunda posição do Grupo C. A equipe da Ilha do Governador precisa vencer o Flamengo na última rodada e torcer para que o Botafogo não ganhe por dois gols de saldo a mais contra o Vasco.

O time também pode avançar às semis, para isso basta vencer o Flamengo, pois, graças ao confronto direto entre Vasco e Botafogo, passaria um dos dois adversários à sua frente.

Macaé e Nova Iguaçu

Na outra ponta da tabela, Macaé e Nova Iguaçu fazem o confronto dos desesperados tentando fugir do rebaixamento à seletiva do Campeonato Carioca 2019. Ao Macaé, basta um empate. Já o Nova Iguaçu, precisa vencer por dois gols de diferença para passar o próprio Macaé, ou ganhar por diferença mínima e contar com derrota do Volta Redonda. Um empate também pode servir, mas desde que o Voltaço perca por três gols de diferença.

Madureira

Lanterna da classificação geral, o Madureira necessita de uma combinação de resultados para evitar a seletiva 2019. O Tricolor Suburbano terá que vencer (coisa que ainda não fez no campeonato) o Bangu, em Moça Bonita, por três gols de diferença e ainda torcer para Nova Iguaçu e Volta Redonda não vencerem.

Volta Redonda

Com sete pontos na classificação geral, o Volta Redonda encara o Boavista tendo que ganhar o jogo para dormir tranquilo. Com um ponto a mais que o penúltimo, Nova Iguaçu, o Voltaço pode escapar até mesmo com uma derrota. Basta que o Nova Iguaçu e o Madureira não vençam seus jogos.




Fonte: GloboEsporte.com