Elencos do Infantil e Juvenil do Vasco receberam palestra sobre arbitragem
Domingo, 18/03/2018 - 03:42
A preparação das categorias sub-15 e sub-17 do Vasco da Gama para o Campeonato Carioca também se estende para fora do gramado. Parte deste processo aconteceu neste sábado (17/03), com a realização de uma palestra sobre arbitragem, em parceria com a FERJ. No Salão de Beneméritos de São Januário, os profissionais Sergio Oliveira Santos, secretário da Comissão de Arbitragem e coordenador da Comissão de Ensino, e Claudio José de Oliveiras Soares, instrutor da COAF/RJ, conversaram com os atletas cruzmaltinos e exaltaram a iniciativa do Gigante da Colina.

- É sempre importante quando o clube se preocupa em passar para os seus atletas a regra do jogo. Na verdade, não somente a regra do jogo, mas também mostrar para eles o comportamento que deve ser adotado e as situações que podem acontecer no jogo. A idade deles, tem a questão da juventude, torna necessário que os dois lados tenham bastante paciência. Não somente os atletas, mas também os árbitros que são novos e estão chegando agora. Sabemos que no futebol, infelizmente, os jogadores não conhecem a regra como deveriam. A ausência desse conhecimento pode trazer complicações para o jogo. Esse tipo de convite que o clube nos fez, ajuda na compreensão. Os árbitros e os atletas podem errar, tem várias situações que um pode se colocar no lugar do outro e perceber que são compreensíveis - afirmou Sergio Oliveira dos Santos.

Através de vídeos, os atletas puderam debater sobre a dinâmica das marcações da arbitragem em alguns lances. Além disso, também aprenderam um pouco mais sobre o critério para a aplicação de cartões e receberam conselhos sobre o comportamento que deve ser adotado no decorrer das partidas. Claudio José de Oliveiras Soares, instrutor da COAF/RJ, ressaltou a importância da troca de experiências entre jogadores e arbitragem, proporcionada no evento.

- Acho muito importante essa iniciativa do clube em trazer os membros da comissão de arbitragem para essa conversa com os atletas. Com certeza, serão minimizados os problemas no decorrer das partidas, em função desse esclarecimento que os jogadores tiveram aqui. Espero que os outros clubes se espelhem nessa iniciativa e que o campeonato funcione da melhor maneira possível. Nós temos feito reuniões permanente com os árbitros, passando como devem se comportar em campo, como devem cumprir as regras - concluiu.



Fonte: Site oficial do Vasco