Juniores: Confira informações sobre Vasco x Fluminense, decisão da Taça Rio
Sábado, 21/04/2018 - 07:07
Vasco e Fluminense decidem neste sábado, em São Januário, o título da Taça Rio Sub-20. A bola rola a partir das 15h. A partir de agora, leia o que há de mais importante sobre a decisão.

Flu tem a melhor campanha

O Fluminense venceu sete dos oito jogos que disputou na Taça Rio e somou 21 pontos, contra 16 do Vasco. Na semifinal, o Tricolor eliminou o Resende, e o Cruz-Maltino, o Boavista.

Se o Vasco for campeão?

Caso o Cruz-Maltino, terceiro colocado no geral, seja campeão, encara o Botafogo na semifinal com a vantagem do empate. O outro confronto seria um Fla x Flu, com o Rubro-Negro jogando pela igualdade no placar.

Se o Fluminense for campeão?

Aí o Flu encararia o próprio Vasco, mas com a vantagem do empate por ter vencido a Taça Rio. Flamengo e Botafogo fariam a outra semifinal, com o Fla podendo empatar para ir à decisão.

E se empatarem a partida?

Em caso de empate, o regulamento prevê decisão por pênaltis.

O destaque do Vasco

Lucas Santos. É, na opinião do blog, o melhor jogador do campeonato. Rápido, forte e baixinho, tem sido um tormento para as defesas adversárias. Prende bem a bola e acha os companheiros em boas situações, quando não abusa do individualismo.

O destaque do Fluminense

Zé Ricardo ano conturbado, o volante, que sempre foi tratado como joia no clube, voltou a jogar bem e mostrar o potencial que todos viam desde que chegou do Madureira. É quem distribui o jogo do Flu no meio-campo e chega bem para finalizar.

Os artilheiros

No Fluminense, Lucas Barcelos e Leandro, com sete gols. No Vasco, Lucas Santos, com seis. Os três disputam a artilharia do campeonato, que atualmente pertence a Marquinhos, do Boavista, e Carrera, do Bangu, com oito.

Os comandantes

Para Marcos Valadares, o título seria a confirmação de um bom início no Vasco, pois ele assumiu o comando do clube há menos de dois meses e desde então só perdeu uma partida, para o Goytacaz, na estreia. Está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil Sub-20 e já começa a implantar sua metodologia de trabalho no Vasco. Para Léo Percovich, do Flu, é a chance de um recomeço após a tragédia irreparável que vitimou fatalmente suas duas filhas em um acidente de carro. O técnico mostra, no banco de reservas, uma força impressionante e uma vontade de crescer que cativa o meio do futebol.

Estilos diferentes

O Fluminense, comandado por Léo Percovich, aposta em uma rápida transição ofensiva, num jogo direto, vertical, sem muita circulação de bola. Há também uma forte pressão no campo de ataque para tentar surpreender o adversário. Léo tem tentado sempre manter a intensidade da linha ofensiva alta, fazendo trocas no intervalo e alternando a equipe. Entre os volantes, a escolha tem sido pela força física e segurança de Caio e John Everson, e pelo técnico Zé Ricardo.

No Vasco, há um pouco mais de circulação de bola e o time é mais baixo e leve. O jogo passa muito pelos pés de Dudu e Lucas Santos. No meio, não há tanta infiltração dos volantes Rodrigo e Rafael França, mas eles ocupam bem os espaços. O técnico Marcos Valadares costuma trocar menos a equipe, que tem no forte Marrony também uma válvula de escape. Meia de origem, Matheus Moresche vem sendo adaptado como centroavante e balançou a rede nos dois últimos jogos.

Duelo na zaga

Vasco e Fluminense têm dois zagueiros com potencial para subir aos profissionais em breve, ambos nascidos em 2000. No lado Cruz-Maltino, Miranda é a bola da vez, conta com a admiração do técnico Zé Ricardo e já treinou nos profissionais. No Tricolor, quem faz um ótimo campeonato é Geovani, também no radar do time de cima. As características dos dois são parecidas: rápidos, leves, técnicos e bons no jogo aéreo. Miranda, talvez, seja um pouco mais habilidoso, e Geovani um pouco mais forte.

Como foi o duelo na fase de classificação?

O Fluminense venceu por 1 a 0, gol contra marcado por Alexandre. Tecnicamente, o jogo foi ruim, com poucas oportunidades criadas pelos dois lados. O Vasco ainda não tinha Marcos Valadares como treinador. Quem comandou a equipe interinamente na ocasião foi Celso Martins, do sub-17.

Desfalques

Vasco: Pedro Bezerra, atacante (suspenso), Hugo Borges, atacante (machucado)

Fluminense: Pedrinho, meia (suspenso)

Prováveis escalações

Vasco: Alexander, Cayo Tenório, Miranda, Bruno Ritter (Norões) e Luan; Rodrigo, Rafael França, Dudu, Robinho e Marrony; Matheus Moresche. Técnico: Marcos Valadares

Fluminense: Guilherme Boer, Diogo, Geovani, Alex e João Vitor; Caio, Zé Ricardo, Resende (John Everson) e Carlos; Dudu e Lucas Barcelos (Macula). Técnico: Léo Percovich



Fonte: Blog na Base da Bola - GloboEsporte.com