Com 19 pontos em 16 jogos, Vasco só tem campanha melhor do que em um dos três rebaixamentos
Terça-feira, 14/08/2018 - 09:04
Embora faltem ainda 22 rodadas e tenha duas partidas a menos que a maioria dos adversários, o fantasma do rebaixamento já preocupa parte da torcida do Vasco. Afinal, após a terceira derrota consecutiva, sua pior sequência no torneio este ano, o time de São Januário está mais perto do que nunca dos quatro últimos: apenas um ponto o separa da zona de queda.

Especialmente para um time que foi rebaixado três vezes nos últimos 10 anos, o alerta se faz necessário. Até porque a campanha atual (19 pontos, após 16 jogos) só é melhor do que um dos três rebaixamentos: o de 2015, quando o time somava apenas 12.

Há 10 anos, na primeira vez em que não se manteve na elite, o clube tinha os mesmos 19 pontos de agora. Já em 2013, São Januário acumulava 20.

A defesa estar longe de ser unanimidade: em apenas em duas partidas o time não foi vazado, nas vitórias sobre Grêmio e Paraná, ambas por 1 a 0, em casa. O alívio é que nos três rebaixamentos a equipe da Colina sofrera mais gols (em 16 jogos) do que na conta atual. Em compensação, o ataque, com apenas 21 gols, é menos eficiente do que em 2008 (30) e 2013 (23).



E a falta de pontaria foi lamentada domingo pelo técnico Jorginho, que acabou demitido na noite desta segunda-feira, após a derrota para o Palmeiras:

— Difícil ficar lamentando coisas que não aconteceram. Contra a LDU (pela Sul-Americana) foram 36 chutes (e vitória por 1 a 0). Dessa vez, nem tanto. Criamos, mas está faltando o arremate. Vamos continuar treinando.

Vale lembrar que o clube está tentando corrigir falhas pontuais. Tanto que o zagueiro Leandro Castan e os atacantes Maxi López e Vinícius Araújo estrearam domingo.

Mas, para espantar a má fase e se distanciar da zona da degola, ao Vasco só resta uma opção: vencer o Ceará, segunda, em São Januário.

Contra o Ceará, na próxima segunda-feira, o Vasco corre o risco de entrar em campo já na zona do rebaixamento. Para isto, o Santos precisa derrotar o Sport, sábado, em casa, e o Vitória levar a melhor sobre Palmeiras, domingo.

Em todo o torneio, em São Januário, a equipe soma apenas duas derrotas (3 a 2 para o Vitória e 2 a 1 para o Botafogo) em oito confrontos até agora. O Ceará, por sua vez, como visitante, conquistou apenas uma vitória até agora: 1 a 0 no lanterna Paraná, no último dia 5.

Fonte: Extra Online