Sede Náutica da Lagoa completa 68 anos nesta 2ª-feira
Sábado, 18/08/2018 - 06:46
Criada pelo Club de Regatas Vasco da Gama em 1950 para abrigar os esportes náuticos em virtude da mudança de local das provas de remo, antes realizadas na Baía de Guanabara, a Sede Náutica da Lagoa vai completar 68 anos de existência nesta segunda-feira (20/8). Às 10h, haverá uma homenagem com hasteamento da bandeira náutica do Club, com uma exposição de fotos organizada pelo Centro de Memória e um café da manhã aos presentes.

O espaço chama atenção por ser um bom exemplo da arquitetura moderna praticada na época. São 2.700m² de área construída, com três pavimentos, um subsolo e um terraço. O prédio conta com as seguintes dependências, entre outras: carpintaria para construção e conservação de barcos, garagem de barcos, sala de musculação, alojamento e administração, além de uma salão para reuniões do Conselho Deliberativo e festividades do clube, como por exemplo a formatura do Colégio Vasco da Gama.

No dia 19/04/2002, através de um Decreto, o prefeito do município do Rio de Janeiro tombou a Sede Náutica do Vasco. Orgulho de todos os vascaínos o ato simboliza o reconhecimento e a gratidão da cidade "maravilhosa" ao Club de Regatas Vasco da Gama. Abrigando o "remo" do Club, esporte que determinou a sua origem. A Sede foi tombada após a realização de estudos criteriosos envolvendo, diretamente, a Secretaria de Cultura.



Fonte: Site oficial do Vasco