Desembargadora determina portões fechados no jogo Vasco x Fluminense, final da Taça Guanabara
Domingo, 17/02/2019 - 00:33
Rádio Brasil @radiobrasil940
Vasco x Flu
Portões fechados.
Decisão da desembargadora de plantão, Lucia Helena do Passo. Também determinada devolução dos valores pagos pelos ingressos.



Fonte: Twitter Rádio Brasil (texto), Reprodução Internet (foto)


Justiça determina portões fechados para Vasco x Fluminense pela final da Taça Guanabara

A Justiça determinou que a partida entre Vasco x Fluminense deste domingo, pela final da Taça Guanabara, seja disputada com portões fechados, sem a presença de torcida. O jogo está marcado para o Maracanã, às 17h. A medida é decorrente da disputa entre os dois clubes para alocar seus torcedores no setor sul do estádio.

A decisão foi proferida pela desembargadora de plantão, Lucia Helena do Passo. A magistrada determinou também a devolução dos valores pagos pelos torcedores que já adquiriam ingressos.

O Vasco entrou com um agravo de instrumento durante o plantão judiciário tentando derrubar a liminar que reconhecia ao Fluminense o direito de sua torcida usar o setor sul do Maracanã, baseada em contrato do clube com o Complexo Maracanã assinado em 2013.

A desembargadora entendeu que, pelo contrato, teria de haver acordo com o Fluminense sobre a utilização do setor sul pela torcida vascaína, o que não ocorreu. Entendeu também que havia "risco iminente de confronto e violência entre as torcidas do Vasco da Gama e do Fluminense", criticou a postura dos dirigentes que, segundo ela, "acirram o conflito posto e, agressivamente, incitam a violência entre os torcedores" e, como medida de segurança, determinou o jogo com portões fechados.

Entenda o caso

Fluminense e Vasco divergem quanto o direito de sua torcida utilizar o setor sul do Maracanã em clássicos entre os clubes. O Tricolor argumenta direito por contrato, enquanto o Cruz-Maltino alega direito histórico.

A divergência remonta a 1950. Na época, ficou decidido que o campeão carioca teria o direito de escolher onde posicionar a torcida e o Vasco optou pelo lado direito às cabines de imprensa. Em 2013, porém, o Fluminense assinou um contrato com o consórcio que administra o estádio que definiu que o Tricolor utilizaria o setor sul do estádio, à direita das cabines, e o Flamengo, o setor norte.

Desde a reabertura do Maracanã, foram disputados nove clássicos entre Flu e Vasco no estádio. Em todos eles, apesar dos imbróglios, independentemente do mandante, a torcida tricolor ocupou o Setor Sul.

Fonte: GloboEsporte.com