Ex-lateral e ex-técnico da base no Vasco, Cássio relembra carreira de jogador e fala de Luxemburgo na Colina
Terça-feira, 25/06/2019 - 13:30
O fluminense Cássio Alves de Barros entrou para história do Palmas com a conquista do Tocantinense 2019 neste domingo (23), quando o Tricolor venceu o Tocantinópolis por 3 a 1 (4 a 1 no agregado). Esse foi o primeiro título de Cássio Barros como treinador, fora das categorias de base. Como jogador, ele atuou na lateral-esquerda em clubes como Vasco, Fluminense, Santos, Goiás, entre outros. Foi no Vasco que ele teve a primeira oportunidade como treinador, em 2008, na base. Ficou no cruzmaltino até 2014. Depois passou por Tigres do Brasil-RJ, Duque Caxias-RJ, Madureira-RJ e Nova Iguaçu-RJ, até assumir o Palmas na fase mata-mata do Tocantinense 2019.

Na profissão, a inspiração de Cássio Barros vem de Nelsinho Rosa, campeão brasileiro pelo Vasco em 1989. Cássio Barros analisou o atual momento do Vasco e disse que Luxa foi a melhor escolha.

- Eu, como atleta, tive vários treinadores. A gente tanta pegar um pouquinho de cada um. Trabalhei com o Vanderlei Luxemburgo, Abel, Joel Santana, Antônio Lopes, René Simões, muita gente boa. Mas uma pessoa que eu admiro muito é o professor Nelsinho, ele trabalhou no Vasco e foi campeão em 1989, também foi auxiliar da seleção nos anos 90.

- Dá para ver a tranquilidade que ele tem de cobrar o atleta sem estar botando carga, um treinador que tranquilamente conseguia tirar o melhor dos jogadores. Eu tive a oportunidade de trabalhar com ele no primeiro ano como profissional, mas penso que cada treinador tem muita coisa boa a oferecer e a gente tem que se moldar a partir disso. O Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, tem muita cobrança de jogo, o Joel e o Abel são treinadores "paizão" que abraça o grupo, então eu pego um pouquinho de cada até formar o Cássio – disse.

Cássio Barros viveu de tudo um pouco no Vasco. Ele subiu para o profissional em 1989 e ficou até 1997, saiu e voltou em 2008 para ser treinador nas categorias de base do clube, ficando até 2014. Cássio afirmou que os últimos anos são os piores da história do clube.

- Joguei no Vasco por 14 anos como atleta e tive o privilégio de começar na carreira como treinador por 8 anos. E nestes últimos 4 anos que trabalhei como profissional na categoria de base do clube eu vivi esse momento difícil, que o time passa. Torci muito pela vinda do Vanderlei, o Vasco estava necessitando de um treinador como ele para aumentar a autoestima da equipe.

- Ele é um cara que tem confiança nas pessoas, e tem a capacidade de trazer um retorno muito grande para a equipe. Então acho que foi uma das melhores escolhas que o time poderia ter tomado nestes últimos anos.

Cássio Barros no Palmas

Cássio Barros comandou o Palmas em seis jogos pelo Tocantinense - todos pela fase mata-mata. Conquistou cinco vitórias e um empate. Pela Série D, foram três jogos, um empate, uma derrota e uma vitória - último no Grupo A 10.



Fonte: GloboEsporte.com