Ex-Vasco, Alex Evangelista deixa clube japonês e acerta com a seleção de Camarões
Terça-feira, 25/06/2019 - 10:21
Na Copa Africana de Nações, há um brasileiro trabalhando. Ex-gerente científico do Vasco, Alex Evangelista aceitou o convite do técnico de Camarões, Clarence Seedorf, e passou a integrar a comissão técnica dos Leões Indomáveis. A estreia acontece nesta terça-feira, contra Guiné-Bissau, às 14h (de Brasília).

Evangelista deixou recentemente o Urawa Red Diamonds, do Japão, após a demissão do técnico Oswaldo de Oliveira. Amigo de Seedorf de quando trabalharam no Botafogo, topou o desafio e assumiu a coordenação científica, com foco na fisiologia.

- Desde o Botafogo mantenho contato com o Seedorf. Quando ele soube da demissão do Oswaldo no Urawa, me fez o convite. Nos falamos sempre por telefone. Conversamos muito sobre futebol. Ele demonstra muita confiança. Tenho visto trabalhos dele muito interessantes e inteligentes - contou Evangelista.

Camarões é o atual campeão da Copa Africana. Além de Seedorf, a comissão técnica conta com o ex-atacante Kluivert, auxiliar do compatriota. No elenco, há nomes conhecidos, como os atacantes Aboubakar (Porto) e Choupo-Moting (PSG) e o goleiro Onana (Ajax).

- Eles são muito alegres. Têm um espírito de humor absurdo. Estão dentro do ônibus indo para o estádio e levantam todos para dançar as músicas deles. Achei que no início isso atrapalharia a concentração, mas me surpreenderam com a garra e a determinação com que se dedicam.

A princípio, Evangelista ficará com a seleção camaronesa apenas para a disputa da Copa Africana de Nações. Por isso, fará um trabalho diferente para evitar lesões que atrapalhem a campanha da equipe.

- Estamos implantando um sistema de prevenção de lesões para competições de curta duração. A proposta é diferente de clube, pois normalmente, quando assumimos, o atleta já vem com as condições fisiológicas adotadas no clube que treina. Com as avaliações diárias, montamos as grades de treinos.

Neste início de trabalho, o brasileiro se surpreendeu com a força física dos camaroneses.

- Se eu comparar na sala de musculação, eu diria que eles suportam muito mais peso que a maioria dos atletas com quem já trabalhei. Não posso generalizar, mas a grande maioria nesse aspecto é mais forte que os atletas de outro continente. Acho que se fizerem um trabalho de base e criarem disciplina de aprimoramento da técnica, podem dar muito trabalho na próxima Copa do Mundo - completou.

Um dia antes da estreia, Camarões teve um desfalque. O atacante Joel, que defendeu Santos e Cruzeiro no Brasil, foi cortado devido a um problema cardíaco, após exames médicos.

Camarões está no Grupo F da Copa Africana de Nações. A partida contra Guiné-Bissau acontece às 14h (de Brasília) desta terça-feira, na cidade de Ismailia, no Egito.



Fonte: GloboEsporte.com