Regulamento do Estadual 2020 é aprovado; campeão dos turnos terá que jogar final se outro clube somar mais pontos
Segunda-feira, 21/10/2019 - 16:37
Rádio Brasil @radiobrasil940
Nova marca do Campeonato Carioca



Novo regulamento do Carioca aprovado.

Vencedor dos dois turnos pode não ser campeão, já que fará final geral se um clube somar mais pontos que ele na classificação geral (somatório das Taças Guanabara e Rio)

Fonte: Twitter da Rádio Brasil


Campeonato Carioca ganha nova fórmula para 2020; arbitral na Ferj aprova mudanças

O conselho arbitral da Ferj, formado pelos clubes, confirmou nesta segunda-feira a implantação de um novo regulamento para o Campeonato Carioca em 2020. O torneio, que começa em 22 de janeiro, terá uma fórmula similar a que foi adotada na década passada: turno e returno, com eventual final entre os dois vencedores de Taça Guanabara e Taça Rio, mas sem a necessidade de fazer semifinais gerais do Estadual.

Pelo modelo aprovado pela maioria dos clubes (a Ferj não vota), a competição terá 15 ou 17 datas. Os 12 clubes em dois grupos de seis. Na Taça Guanabara, os clubes enfrentarão adversários fora do grupo (seis rodadas), com quatro avançando para semifinais e depois a final. Essa foi uma forma de evitar uma final de turno durante o Carnaval. Na Taça Rio, os jogos serão dentro do grupo (cinco rodadas), com semifinais e final em jogo único.

Se times diferentes vencerem cada turno, haverá a final geral do Estadual em dois jogos (17 datas ao todo).

O time que vencer ambos os turnos será o campeão do Carioca, em um modelo de campeonato com 15 datas, desde que nenhum outro time some mais pontos do que ele na classificação geral (somatório das Taças Guanabara e Rio).

Caso haja uma equipe com mais pontos que o time que vier a vencer ambos os turnos, ela participará de uma final geral do Estadual (ida e volta) com o time que vencer tanto a Taça Guanabara quanto a Taça Rio. A vantagem do empate será do time que chegar com o status de campeão dos dois turnos.

Fluminense vota contra

A aprovação foi por maioria de votos. Só o Fluminense foi contrário à totalidade do modelo apresentado. O presidente Mário Bittencourt, argumentando que há uma preocupação comercial, trouxe a sugestão de que o Carioca - por garantia - fosse feito com 16 datas. A proposta tricolor foi de realizar uma final geral, em jogo único, mesmo com um clube ganhando os dois turnos. Esse vencedor enfrentaria o time de melhor campanha na classificação geral.

Fonte: O Globo Online