Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Abel Braga após Vasco 0 x 1 Urubu
Quinta-feira, 23/01/2020 - 00:20
Abel Braga preferiu ver os pontos positivos na derrota do Vasco para o Flamengo por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã. Ao elogiar a entrega dos reservas e dos garotos promovidos do sub-20, o treinador disse que o seu time "amassou" o rival no começo da partida e defendeu a estratégia de poupar titulares na segunda rodada da Taça Guabanara. Mais: anunciou que manterá o revezamento e escalará novamente uma equipe alternativa no clássico diante do Botafogo.

- Estou em pré-temporada. O Botafogo esticou o tempo de treinos, por exemplo. O time que fez o primeiro jogo (Bangu) teve problemas. Não é por aí. Os jogadores trabalharam hoje em dois períodos. Jogamos contra um time que ganhou tudo no ano passado, tem um coletivo muito bom. Os primeiro 30 minutos foram excepcionais. No segundo tempo, o Jordi, Juninho e Andrey sentiram um pouco. Nossa preocupação é o grupo e temos tentado usar da melhor forma possível. Sábado (Boavista) vamos com a equipe titular e contra o Botafogo os titulares não vão jogar - disse, para completar:

- Temos um jogo na Sul-Americana. Temos muitos meninos da base que hoje me deixaram muito satisfeitos. E não queremos um grupo de contundidos. E para nós a Sul-Americana é uma competição muito séria.

Pelo calendário, os próximos compromissos do Vasco são:

- Boavista, sábado (25/01), pelo Carioca.
- Cabofirense, quinta (30/01), pelo Carioca.
- Botafogo, domingo (2/02), pelo Carioca.
- Oriente Petrolero, quarta (5/02), pela Sul-Americana.

Lucas Silva fez o gol do jogo aos 27 minutos do primeiro tempo. Antes disso, no entender de Abel, o Vasco foi superior:

- O termo é esse: amassamos. Fizemos 30 minutos surpreendentes. Eles estavam nos dando a bola. Mas não conseguimos marcar o gol. Foi surpreendente nosso início.

Mais respostas de Abel Braga


Análise do jogo

Para mim foi importante. Vi o Vasco terminar o ano passado de uma maneira. Equipe sólida, que jogava um pouco mais retraída. Mas daquela equipe não tenho quatro titulares: Rossi, Guárin, Henríquez e Richard. Não tenho dúvida que vi coisas boas. Não quero falar nomes. Falei na semana passada que o jogador que mais me preocupou foi o Bruno Gomes, que fez um jogo fantástico no domingo. Hoje quatro ou cinco fizeram um jogo muito bom.

Juninho

Você acredita que foi o primeiro jogo do Juninho como profissional? Parecia experiente. Me lembrou muito o Wendel no Fluminense, mas com uma pegada mais forte. Quem sabe? De repente ganhamos um jogador que vai nos trazer mais peso. Não sabia que no jogo passado que seria a primeira vez do Pec como titular. Se soubesse, teria feito algo diferente. Temos uma psicóloga muito boa, que fez um trabalho bom com o Bruno Gomes.

Escalação de reservas

Tenho mais opções do que eu pensava. Os meninos são muito agressivos. Os primeiros 30 minutos foram muito bons. O coletivo é forte. O jogo valeu por isso. Daqui a pouco vira à vera. Mas não posso abrir mão do que projetamos. Não é por ai. Não podemos ter uma equipe disputando Carioca, Copa do Brasil e Sul-Americana com nove dias de trabalho. Tem esse problema da televisão, ninguém vê. O Flamengo legalmente está dando férias para seus atletas. O Botafogo ainda está treinando. Cada um sabe o que é melhor para seu grupo. Isso tem o preço. De repente tem um preço maior agora, mas mais para frente pode ser bom.

Reforços

Sabemos que não podemos errar. Isso é muito ruim. Você tem que pensar muito, pegar informações, são tantas coisas para analisar, saber se o cara tem característica para fazer o que você quer. Estamos tentando e vamos trazer jogador. Não tenho dúvida. Mas aqui tem uma base salarial e temos o cuidado de não errar. Tem clubes que querem se desfazer de alguns atletas e pagam até parte de salário. E por aí. Até o Brasileiro devem chegar dois ou três.

Andrey

O Andrey jogou bem, como primeiro volante. No início, foi o jogador do balanço da bola. Ele compensava as saídas do Marcos Jr e do Juninho. Jogador que já jogou no ano passado, faz parte do grupo titular naturalmente.



Fonte: GloboEsporte.com