Pesquisa diz que o Vasco tem a preferência de 2% dos torcedores do Ceará
Sexta-feira, 03/05/2024 - 21:26
O Flamengo tem a maior torcida no estado do Ceará, seguido por Ceará e Fortaleza. Os números são de pesquisa feita pelo Instituto Opus, que busca identificar as maiores torcidas do CE.

Foi perguntado aos entrevistados: "Para qual time de futebol você torce?". O time carioca corresponde a 20% das respostas no universo populacional do estado do CE. Ceará (17%), Fortaleza (15%), Corinthians (10%) e Palmeiras (4%) completam os cinco primeiros.

- A gente esteve em todo o estado do Ceará, interior, capital, Região Metropolitana. É uma pesquisa por amostragem. E essa população entrevistada representa a população do estado do Ceará, isso dá segurança para a pesquisa, que reflete a torcida do coração do povo cearense - explicou Pedro Barbosa, cientista político e diretor técnico do Instituto Opnus.



Apenas entre os moradores da capital cearense, Ceará e Fortaleza aparecem com 31% das respostas, empatados tecnicamente. O Flamengo é o terceiro mais votado entre os moradores da capital, com 4% das menções.

- A paixão é bem dividida. Por mais que uma pesquisa tenha uma margem de erro, foi interessante que em Fortaleza o empate foi numérico. Ceará e Fortaleza, ambos em primeiro lugar, com preferência de 31% da população. Empate absoluto. Então a pesquisa trouxe a dúvida cruel. Aqui é empate absoluto e isso é muito interessante. E a nível de estado, o Ceará aparece ligeiramente à frente. Mas como há a margem de erro, as duas torcidas acabam ficando empatadas, no caso, em segundo lugar, porque em primeiro está o Flamengo - detalhou Pedro.

Perfil dos entrevistados

Dos 1.700 entrevistados, 52% são mulheres, enquanto 48% são homens. A maior parte está entre a faixa etária de 25 a 34 anos (24%). 45% têm a escolaridade somente até o ensino fundamental e 53% têm renda familiar de até um salário minímo.

A pesquisa abordou pessoas a partir de 16 anos. A faixa etária mais presente é de homens e mulheres entre 25 e 34 anos, com 24%. A menor é de pessoas acima dos 60 anos, com apenas 16%.



Variação

Traçando um comparativo com uma pesquisa de novembro de 2019, os índices cresceram. Antes, 17% dos entrevistados responderam torcer pelo Flamengo. O número cresceu para 20%. O Ceará teve um aumento de 2% (de 15% para 17%), enquanto o Fortaleza registrou um crescimento de 3% (de 12% para 15%). O número de pessoas que disse não torcer para nenhum time cresceu. Em novembro de 2019, o valor era de 32% dos entrevistados. Hoje é de 25%.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi contratada pelo Sistema Verdes Mares e feita entre os dias 11 e 18 de abril de 2024, com pessoas acima de 16 anos. Foram entrevistadas 1.700 pessoas, de forma pessoal e domiciliar, com utilização de questionário eletrônico. A pesquisa tem uma margem de erro de 2,4% sobre os resultados totais da amostra.

Fonte: ge