.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Interativo | Crônicas

Turma da Fuzarca Nº 40

Eduardo Lopes

/+/ VAMOS VIBRAR, MEU POVÃO - PARTE 1!!!

"Não adianta, tem que ser sofrido!!!", era como eu tinha começado a coluna na semana passada... agora é só mudar o tempo verbal: TINHA que ser sofrido!!! ÉPICO, ANTOLÓGICO, MAGISTRAL!!! Se somarmos todos os adjetivos existentes nos dicionários e mais os que forem a ser inventados daqui pra frente, todos eles ainda serão insuficientes para qualificar de maneira fidedigna o que de fato ocorreu entre as 21h40min e 23h50min do dia 20 de dezembro de 2000 lá no Palestra Itália em São Paulo. Eu só acreditei porque vi. E mais: sobrevivi. HAJA CORAÇÃO!!! É CAMPEÃO!!!

O que o VASCO fez nessa noite da final da Copa Mercosul foi simplesmente a maior façanha de um clube em um jogo final em toda a história do futebol mundial!!! Já vi várias viradas sensacionais e soube também de tantas outras; agora, em um jogo FINAL, com toda aquela tensão característica envolvida, com uma diferença contra de gols tão grande, sinceramente NUNCA houve nada parecido. Ainda mais porque o nosso time foi cruelmente pressionado psicologicamente por já ter perdido as últimas 5 finais disputadas, estávamos com um jogador a menos, perdendo por 3x0 no intervalo do primeiro tempo, jogando na casa (lotada) do Palmeiras (onde normalmente em cada 10 jogos perdemos nove e empatamos um) e, num "passe de mágica" (leia-se Viola), em 45 minutos viramos para 4x3 e conquistamos o título inédito. É CAMPEÃO!!! Acho que nem nos próximos mil anos veremos um jogo final com essa magnitude e um time de futebol com todo esse poder de superação e reação na hora decisiva. Em suma: é mais uma vez o VASCO escrevendo uma página no livro da história do futebol mundial (pra variar) já que este VASCO 4x3 Palmeiras do dia 20/12/2000 foi simplesmente o melhor jogo e a maior virada numa final da história do futebol mundial. PONTO FINAL.

EM TEMPO I: Joel, vai ser pé-quente assim lá na Conchinchina!!! :-D)) E parabéns pelos 52 anos neste dia 25/12. Aliás, acho que ele até vai entrar pro Livro dos Recordes: 2 títulos em apenas 4 jogos... Dá-lhe, Natalino!!! Parabéns também para o Pedrinho que se casou na véspera do jogo contra o Cruzeiro mas teve que ir passar a noite trancado no quarto com... o Luizinho!!!

EM TEMPO II: Pra quem ainda não ouviu, corra ali no www.netvasco.com.br e baixe agora mesmo a narração do gol do Romário que fechou o caixão do Palmeiras na voz do grande Luiz Penido da rádio Tupi. Antológica!!! Quem não conhece acha que é o Eurico narrando do banco de reservas... de arrepiar até defunto!!!

EM TEMPO III: Independente da idade de cada um, devemos SEMPRE obedecer aos nossos pais. Não adianta ir contra, é inútil. Liguei a TV na Globo (que em qualquer lugar do mundo tem a imagem melhor do que a da Bandeirantes) pra ver o jogo e meu pai me mandou trocar de canal. "Mas pai, além da imagem ser melhor, eles ainda tem mais câmeras..."; resposta curta e grossa do meu pai, "mas a Globo é pé-frio... lembra que na final do RJ-SP nós assistimos ao jogo todo na Globo... bota na Bandeirantes ou na PSN mas aí não." Ainda argumentei e, pra não ficar discutindo o jogo todo, propus um meio a meio. Deixei o primeiro tempo na Globo. No segundo tempo mudei pra Bandeirantes. O desfecho da história todo mundo já conhece e ele até agora não pára de buzinar no meu ouvido "eu te avisei". É isso aí. Os pais têm sempre razão. Por via das dúvidas, a partir de agora nunca mais vejo jogo do VASCO na Globo...

EM TEMPO IV: e tem gente que ainda duvida que o VASCO é o time da virada, o VASCO é o time do amor... então vamos vibrar, meu povão (é gol, é gol)... a rede vai balançar (vai balançar)... sou VASCO DA GAMA, meu bem, Campeão de Terra e Mar!!!

/+/ VAMOS VIBRAR, MEU POVÃO - PARTE 2!!!

E como alegria pouca pra vascaíno este ano realmente é bobagem, mal acabamos de conquistar este título inédito na marra e a nau vascaína partiu rumo a Belo Horizonte para destroçar sem dó nem piedade o Cruzeiro (que até então era o melhor time do campeonato) do Felipão em pleno Mineirão e fazer a mala pra final do Brasileiro. 3x1 ficou barato... Pelo menos agora o Felipão vai ter mais tempo pra jogar peteca... Falou demais a semana inteira, criou tumulto e agora? Pois é, a justiça tarda mas não falha... vai ter que engolir. Tomaram um banho tático e agora vão lá chorar na cama que é o lugar mais quentinho... A Raposa já era!!!

Ah, e a declaração do REImário após o jogo: "Dizem que não sou mais aquele. Não sou mais aquele mesmo. Eu sou isso aí." É isso aí... o Baixinho não tem mais aquele pique para as arrancadas infernais, mas continua jogando o fino da bola, sendo o maestro vascaíno em campo, fazendo os seus belos gols e sendo decisivo SEMPRE. Aliás, não há ninguém na atualidade com um futebol que chegue a 1/10000000000000000000000 ao do Baixinho. E ninguém no planeta Terra este ano fez mais gols do que ele (72 até agora... e ainda tem mais dois jogos). Como bem disse o Eurico (e eu assino embaixo), "no VASCO o Romário pode tudo, só não pode me demitir." :-D))

E agora que o primeiro azulão já era, é hora de partirmos com a mesma vontade e HUMILDADE para cima do São Caetano. Se jogarmos metade do que jogamos contra Palmeiras e Cruzeiro, seremos tetracampeões já no primeiro jogo mesmo. A chave para o título aqui será, repito, a HUMILDADE. De forma algum podemos menosprezá-los. Não é porque eles vieram da segunda divisão que vamos subestimá-los, como aliás já fizeram (e se estreparam) Fluminense, Palmeiras e Grêmio. Temos que jogar sério durante os 180 minutos que a vitória (e o título) virá naturalmente. A defesa deles é fraca e se bobear o REImário vai fazer um caminhão de gols. Mas insisto: NÃO somos campeões AINDA, sem "oba-oba" por favor até mesmo porque, como já cansamos de ver por aí, o futebol se ganha DENTRO das quatro linhas. Mais uma vez será o Brasil na torcida contra nós. E se mantivermos a mesma humildade e determinação daremos com certeza a volta olímpica em São Januário (a fronteira final) no próximo sábado. Contra tudo e contra todos, como sempre. AVANTE, VASCÃO!!!

EM TEMPO I: e a ceia de Natal da família vascaína já está na mesa: porco assado na brasa com filé de raposa e molho de urubu. Bon apetit!!!

EM TEMPO II: e pelo Estadual de Basquete os resultados também não podiam ter sido melhores: campeão masculino em cima do Botafogo e campeão feminino em cima da Mangueira!!! Já até perdi a conta de quantas vezes este ano eu invadi a quadra do Maracanãzinho para comemorar um título!!! VASCÃO SOBERANO ABSOLUTO DAS QUADRAS!!! Aliás, já não há nem mais fogos nem cerveja aqui em casa!!! :-D))

EM TEMPO III: e pra variar, o ano não podia acabar sem mais uma conquista de título em cima do Flamengo (ô sina)... e ela veio no Estadual Absoluto de Natação. Novamente, afogamos a concorrência!!! :-D))

/+/ SUA IMENSA TORCIDA É BEM FELIZ!!!

Ainda no espírito natalino, publico aqui o maravilhoso texto do amigo vascaíno LUIZ AUGUSTO para injetar ainda mais alegria, ânimo e felicidade em todos os nossos corações vascaínos pois, afinal de contas, a nossa imensa torcida é bem feliz!!!

"Somos felizes, sua imensa torcida é bem feliz, pertencemos à congregação dos vascaínos, a maior torcida onde se acumulam todas as faculdades de amor, que a todo instante transmite a todos, através de uma vibração incrível: a alegria. Acolhe todos os princípios elevados contidos nas mentes e espíritos, capta, absorve e renova uns aos outros, eleva e edifica, dignificando a vida em todas as dimensões, justificando a obra criada pelo Supremo Inventor, a vida.

"Nós somos feitos à imagem e semelhança do criador, somos infinitos, podemos descobrir e conceber coisas grandiosas, cada um de nós é um Universo ao qual governamos com nossas forças infinitas, que irradia felicidade contagiosa como um sorriso, uma gargalhada, ou mesmo um simples olhar, um toque carinhoso, a voz com palavras que penetram o fundo da alma, fazendo explodir milhares de sentimentos e ações geradoras de felicidade e, assim, cresce rápido e infinitamente se propagando como partículas de raios de luz em todas as direções criando, iluminando e aquecendo outras vidas. A partir deste momento estas vidas entram para a torcida vascaína, cuja única incumbência é transmitir só felicidade. Nesta torcida não existe maldade. Qualquer contágio com a tristeza ou negativismo tem que ser instantaneamente afastado, não criticado ou punido, mas simplesmente deixado ou abafado pela alegria, felicidade e por todos os componentes desta dádiva divina.

"Sua imensa torcida é bem feliz porque tem saúde! Não, ela tem saúde porque é feliz. Ela é feliz porque é rica! Não, ela é rica porque é feliz, ela é bonita porque é feliz. Ela tem tudo porque é feliz.

"Torcedor, assuma o controle total de suas faculdades mentais e emocionais decidindo neste momento que vai se entregar com todas as forças às grandes emoções positivas, trazendo para o presente as boas emoções do passado, realizando emoções no presente, enviando mentalmente ao futuro e trazendo ao presente. Fazendo padrão somente emoções positivas, reforçando mais e mais, repetindo constantemente, sempre, a toda hora, a qualquer hora. Aprendendo e assimilando palavras e ações bonitas. Sua torcida transformará o mundo. O milênio agora está mudando de novo, 2000 está ótimo, 2001, 2002, 2003... melhor serão!!

"As convicções (pensamentos) de cada torcedor vascaíno permanecendo sempre elevadas, elevados estaremos. As convicções são verdades, motivam as ações, se tornam realizações. Elevadas realizações. Nosso cérebro aguarda ansioso pronto para executar qualquer pensamento positivo. Se você sorri, se você acha o dia lindo, se você vê as coisas boas o seu cérebro é coerente, é lógico, é associativo. Você é feliz, você vive num mundo feliz. Você é rico, você é saudável, você é bonito, porque é feliz.

"Você é feliz, você tem muito, se olhar por um instante para trás ou para o lado poderá ver pessoas infelizes, agradeça a Deus por ter lhe dado tudo e peça que possa ajudar também essas pessoas a serem tão felizes. Peça que possa ensinar, mostrar, orientar... Não dar, porque podemos dar um pouco de felicidade mas, se conseguirmos ensinar a ser feliz, aí sim conseguimos a plenitude do desejo de Deus. Vista a camisa do Vasco e mostre sua felicidade ao mundo, transmita alegria, carinho às pessoas, dê camisas do Vasco, dando felicidade e alegria a estes novos torcedores e explique o significado da camisa e da sua torcida. E lembre-se sempre que os torcedores dos outros times são amigos.

"Estamos na era da comunicação; transmita suas energias, transmita as palavras alegres, positivas, otimistas, lidas ou proferidas, repita, aumente, reflita, associe, assimile, absorva, renove sempre. Somos sempre alunos e professores. Vida é energia. Somos energia que recarregamos com os bons pensamentos, quando participamos com a natureza e seus habitantes , as pessoas, os animais, as plantas. Descarregamos com os maus pensamentos ou com as pessoas negativas ou em ambientes negativos. Devemos estar atentos para perceber situações e ambientes. Caso não consigamos iluminá-los , devemos nos afastar.

"Devemos priorizar o fim, em relação aos meios, e o fim é a felicidade: Não procurar o dinheiro, para ter bens, para ter felicidade. Não procurar o casamento, para ter família, para ter felicidade. Não procurar o emprego, para ter posição, para ter poder, para ser feliz. A felicidade está dentro de nós, nas coisas simples. Podemos comprar remédios mas não a saúde. Podemos comprar amigos mas não a amizade. Podemos comprar segurança mas não ter liberdade.

"Nós somos, não precisamos ter. Somos alegres, felizes, saudáveis, inteligentes, amorosos, ativos, produtivos, criativos, somos energia geradora de ações. Estamos sempre rumo às estrelas, ao céu, somos uma luz em movimento ascendente e vamos criar uma constelação com luzes brilhantes.

"Sinta o orgulho de ser a melhor torcida, mantendo a humildade da torcida campeã, lembrando que o que é do homem, o bicho não come. Isto é, o que é de você, é seu e ninguém tira.

"Confiança! Você, vascaíno, nasceu para o sucesso, para as grandes vitórias, está no seu sangue. Continue com as grandes conquistas, mantendo a sua alegria que é o maior dom que Deus lhe deu. Ele fica orgulhoso de ter um filho (torcedor vascaíno) que o representa com amor, felicidade, persistência, sucesso. Os caminhos por onde você anda brilham com sua luz e, você anda por este Brasil afora, por este mundo afora. Em toda parte vemos uma bandeira ou uma camisa vascaína. Seus amigos sempre lembram de você como uma pessoa amiga, inteligente, alegre, humilde e campeã (VASCÃO).

"Cada vitória do Vasco é o alicerce do patamar que sustentará sua torcida feliz. Todo dia fique tranqüilo e imagine alcançado uma vitória desejada e o campeonato virá, os campeonatos virão, e o mais importante, sinta-se feliz, sua imensa torcida é bem feliz.

"Experimente o prazer, orgulho e emoção dessa realização, veja, ouça, respire, sinta todos os detalhes desta conquista e vá em frente. A vida é um jardim florido, com pássaros, sol, brisa... Sinta o calor do sol, a brisa do vento, refrescante, os pássaros cantando, as cores das flores, o cheiro das rosas, a maciez das suas pétalas. Sinta a praia em todos os seus detalhes, mergulhe, ande na areia, converse com as pessoas, sinta sua felicidade.

"Respire paz.

"Afortunada, abençoada, abundância infinita, amor, saúde, beleza, amizade, tranquilidade e paz... saudações vascaínas... LAAC."

E DÁ-LHE VASCO!!!


Eduardo Lopes tem 27 anos e é administrador, e seu e-mail é emlopes@bol.com.br. A coluna "Turma da Fuzarca" e' publicada às terças-feiras e pode ser lida também no endereço http://turmadafuzarca.cjb.net

 

NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique