A um mês do início do Brasileiro, Vasco quer fazer jogos-treinos, mas ainda não sabe como viabilizá-los
Quinta-feira, 09/07/2020 - 08:16
A exatamente um mês do retorno ao Campeonato Brasileiro, o Vasco tem um objetivo principal para fazer uma campanha interessante: equilibrar o elenco em termos físicos, técnicos e táticos, algo que o treinador Ramon Menezes citou nas duas coletivas após as vitórias contra Macaé e Madureira, pelo estadual.

Além dos trabalhos específicos, um bom número de jogos-treinos são prioridades dentro do planejamento do Vasco - mesmo que ainda não haja certeza de como viabilizá-los por conta da pandemia do novo coronavírus. O desejo é dar entrosamento aos potenciais titulares e rodagem ao restante do elenco. A tendência é que o time enfrente majoritariamente times de menor investimento do Rio de Janeiro.

- Estamos, sim, planejando, além das atividades regulares nestas semanas, a possibilidade de jogos-treinos. A programação de treinos segue o que já tínhamos como sequência de trabalho, com objetivo inicial de equilibrar o grupo no aspecto físico, e, em paralelo, dar tempo para o Ramon trabalhar bem o grupo. Manteremos os protocolos de segurança estabelecidos pela vigilância sanitária em jogos oficiais para todas as nossas atividades - afirmou André Mazzuco, diretor executivo de futebol.

Desequilíbrio físico

Como se sabe, 19 atletas testaram positivo para a Covid-19 antes do retorno às atividades em São Januário, em 1º de julho. Três destes, porém, já estavam curados à época.

Além dos jogadores que foram contaminados, a reapresentação demonstrou um natural desequilíbrio físico entre atletas devido aos treinamento individualizados. Mesmo com cartilha passada pelo Vasco, atletas reagiram diferente aos trabalhos em domicílio.

Momento crucial para Talles Magno voltar à ponta dos cascos

Talles Magno, totalmente recuperado de fratura no quinto metatarso do pé esquerdo, é um exemplo. Embora não apresentasse mais qualquer problema, havia um planejamento para ele não participar durante os 90 minutos contra Macaé e Madureira a fim de não queimar etapas no processo de readquirir as condições ideais. Assim, foi substituído em ambos os duelos.

Terminada a vitória por 1 a 0 sobre o Macaé, Ramon Menezes, em entrevista coletiva, apostou em crescimento da principal joia vascaína.

- Talles vai crescer, a gente espera muito dele. Já mostrou que é capaz, jovem jogador. Vinha de lesão e de longo tempo parado. Estamos seguindo um protocolo porque sabe que ele não está em condições de fazer 90 minutos. No segundo tempo dele, a movimentação foi muito interessante. Ele vai ter que estar muito preparado porque os adversários virão com dobra de marcação, uma marcação muito forte. Vai nos ajudar muito. É um grande jogador.

Atletas em recuperação física e incerteza em relação a Guarín

Quatro atletas estão atrás dos demais de olho na volta ao Campeonato Brasileiro. São eles o lateral-esquerdo Ramon, em recuperação física após artroscopia realizada no joelho esquerdo em março; o volante Bruno Gomes, em recuperação de lesão sutil na coxa esquerda, o zagueiro Miranda, que sofreu estiramento na coxa, e Werley, que, com dores nas panturrilhas, vinha fazendo reforço muscular.

O zagueiro Breno, ainda com retorno indefinido, tem aparecido em transmissões de treinos da Vasco TV. A forma física do atleta foi bastante elogiada, mas a distância para o próximo jogo ainda gera incertezas.

Guarín, que não vem treinando em São Januário e cujo futuro está indefinido, é outro bem aquém fisicamente em relação aos demais.



Fonte: GloboEsporte.com