Coordenador científico Marcos Cezar fala sobre a preparação do Vasco para o Campeonato Brasileiro
Segunda-feira, 03/08/2020 - 14:05
O Vasco inicia, nesta segunda-feira, mais uma semana de preparação para o Campeonato Brasileiro. Nesta tarde os jogadores se reapresentam depois da folga no domingo e começam a preparação para a estreia na competição nacional, que só vai ocorrer contra o Sport, no dia 13 de agosto, em São Januário, devido a classificação do Palmeiras, adversário da primeira rodada, para a final do Campeonato Paulista..

Já se passou mais de um mês desde a última partida oficial do Vasco, contra o Madureira, pela última rodada da fase de grupos da Taça Rio. Desde então, a equipe fez três jogos-treino, com 100% de aproveitamento. O último deles foi no último sábado, com vitória por 2 a 1 sobre o Volta Redonda. Nesta última atividade, três jogadores foram poupados: o zagueiro Leandro Castan, o meia Benítez e o atacante Vinícius. Todos foram preservados com o objetivo de Ramon Menezes ter o time completo na estreia do Brasileiro.

Coordenador científico do Vasco, Marcos Cezar, que trabalha junto com a comissão técnica e os departamentos de preparação física e fisiologia, falou sobre este trabalho de preparação para o Brasileiro e explicou a situação dos jogadores poupados.

– Desde que a gente retornou aos trabalhos, temos feito um controle muito individualizado da carga de todos os jogadores, pensando que é uma situação singular o futebol, onde a gente teve 77 dias sem atividade. Então, alguns atletas que hoje (sábado) não participaram aqui é porque temos feito um monitoramento individualizado. E entendemos que para esse jogo ainda seria interessante fazermos um trabalho um pouco mais controlado. Mas está tudo dentro do nosso planejamento – afirmou Marcos Cezar, em entrevista à "Vasco TV".

Evolução física

Depois da suspensão das competições esportivas no meio de março, devido à pandemia da COVID-19, o elenco vascaíno só voltou aos trabalhos presenciais em junho. Marcos Cezar elogiou o atual estágio físico dos atletas, mas ressaltou que apenas no começo do Brasileiro será possível fazer uma avaliação mais detalhada.

– A equipe vem evoluindo a cada semana. Nós temos praticamente já oito semanas de trabalho. Então, a gente entende que o grupo está atingindo um nível, pensando no aspecto físico, dentro daquilo que a gente entende que é o ideal para a equipe suportar o calendário que vai ser muito mais apertado do que o ano passado. Só que logicamente a partir do momento que iniciar os jogos a gente vai ter condições de entender um pouco melhor o que toda essa preparação representou. Mas hoje a gente entende que o grupo está muito bem preparado. Os trabalhos são muito bem planejados por toda comissão técnica e acredito que a gente tem tudo para fazer uma boa competição – finalizou Marcos Cezar.



Fonte: Esporte News Mundo