Conheça o Caracas, adversário do Vasco na 2ª fase da Copa Sul-Americana
Sexta-feira, 23/10/2020 - 20:02
O Vasco já sabe o nome do adversário da segunda fase da Copa Sul-Americana: Caracas, da Venezuela. Mas quais são os pontos fortes do time? E as deficiências? Perguntamos aos especialistas do futebol sul-americano, que acompanham de perto a equipe venezuelana para saber o que o time de Ricardo Sá Pinto pode esperar do confronto.

As equipes começam a decidir a vaga para as oitavas de final da competição na próxima quarta-feira (28), às 21h30, em São Januário. O Caracas chegou à competição após ser eliminado na fase de grupos desta edição da Libertadores e vai decidir a vaga contra o Vasco em casa no próximo dia 4 de novembro.

Os venezuelanos ficaram em 3º no grupo H, com Boca Juniors, Libertad e Independiente Medellín, e não conseguiram a classificação para as oitavas pelo saldo de gols. No entanto, o jornalista Leo Lepri, autor do blog Latinoamérica Fútbol Club, do ge, acredita que o Vasco não terá muito trabalho contra a equipe.

"Esse time do Caracas é bem fraco, na verdade. Só ficou na terceira posição porque o Independiente Medellín entrou numa crise institucional, e aí a equipe conseguiu morder essa vaga na Sul-Americana. É um tremendo feito porque o time é muito fraco. O Vasco não vai ter nenhuma dificuldade, com certeza é o time que se deu melhor no sorteio", afirmou Lepri.

O ge também ouviu dois setoristas venezuelanos que cobrem o dia a dia do Caracas para destrinchar as principais características do time comandado por Noel Sanvicente. A equipe sofre com a falta de ritmo, uma vez que o campeonato venezuelano estava parado por conta da pandemia. A Federação confirmou o retorno da competição para este fim de semana.

Pontos fortes:

Juan Sifontes Sousa - Repórter da emissora ¡La Tele Tuya!, da Venezuela

- Os pontos fortes do Caracas são a individualidade de Hernández, o plano ofensivo e o trabalho com a bola parada, que é muito bom. É uma marca da equipe. Tem jogadores que vão muito bem pelo alto e alguns jogadores que batem bem na bola, com a direita o Hernández e com a canhota o Anderson Contreras para bater direto ou cruzar na área. É uma equipe dinâmica e com transição da defesa para o ataque muito rápida.

Alfredo Coronis Arrizabalaga - Jornalista do Conexión Goleadora e DIRECTV Sports

- É uma equipe jovem, muito rápida, que vai bem no contra-ataque. O jogo aéreo é forte, principalmente com os dois zagueiros, que fazem muito gols. E tem muita velocidade para sair com a bola.

Principal jogador:

Juan Sifontes Sousa - Repórter da emissora ¡La Tele Tuya!, da Venezuela

- A grande figura desse Caracas é Robert Hernández. É o capitão e o jogador que mais desequilibra nesse time. É um ponta, com muita chegada ao ataque. Não teve uma grande partida contra o Boca Juniors nessa quinta-feira, na Bombonera. Falhou no pênalti no primeiro minuto do jogo e não conseguiu converter as oportunidades de gol que teve. O Caracas ficou a um gol da próxima fase da Libertadores, mas uma noite ruim qualquer um tem. Robert Hernández teve um ótimo ano, pisa muito na área e tem uma bola parada forte.

Alfredo Coronis Arrizabalaga - Jornalista do Conexión Goleadora e DIRECTV Sports

- Sem dúvida, o principal nome é Robert Hernández, ponta direita. É um grande cobrador de falta, tem boa visão de jogo e chuta muito bem de fora da área.

Pontos fracos:

Juan Sifontes Sousa - Repórter da emissora ¡La Tele Tuya!, da Venezuela

- Vasco vai encontrar um Caracas golpeado pela eliminação na Libertadores, que teve detalhes particulares. A classificação não foi perdida no último jogo contra o Boca, mas na partida anterior contra o Independiente Medellín. Caracas tinha tudo para garantir a classificação naquela noite e terminou perdendo em casa, com três jogadores expulsos. Outro ponto é a juventude, é um plantel muito jovem, e isso pode ser favorável em alguns casos para o adversário.

Alfredo Coronis Arrizabalaga - Jornalista do Conexión Goleadora e DIRECTV Sports

- O camisa 9, Alexis Blanco, não é tão efetivo, poderia fazer mais gols. Os gols sempre vêm dos jogadores de meio-campo. É uma equipe jovem, que comete alguns erros e, às vezes, é displicente. Um exemplo é o jogo contra o Medellín, que três jogadores titulares perderam a concentração e desfalcaram muito o time. Além disso, as duas derrotas na Libertadores foram muito dolorosas. O campeonato local também vai começar agora, e pode chocar um pouco com o calendário.

Treinador e estilo de jogo

Juan Sifontes Sousa - Repórter da emissora ¡La Tele Tuya!, da Venezuela

- O treinador é Noel Sanvicente, o técnico mais vencedor da história do futebol venezuelano. Ganhou oito títulos, seis com o Caracas e dois com o Zamora. Foi treinador da seleção por um curto período também entre 2014 e 2016. Ele chegou ao Caracas em 2017, é um técnico experiente, que aposta no jogo dinâmico, gosta que a equipe seja sempre muito vertical, explorando os lados e trabalha muito bem a bola parada.

Alfredo Coronis Arrizabalaga - Jornalista do Conexión Goleadora e DIRECTV Sports

- É um técnico vencedor e bastante representativo no futebol venezuelano. Na Libertadores, chegou com o Caracas às oitavas de final, em 2007, e às quartas de final, em 2009. Nas duas vezes, perdeu para os brasileiros (Santos e Grêmio, nos respectivos anos). É um grande formador de atletas, consegue tirar o máximo dos mais jovens e reativou a base do Caracas desde que chegou. Mas no ciclo na seleção foi muito mal.



Fonte: ge