Conheça a trajetória de Francisco Gonçalves do Couto Junior, 1º presidente do Vasco, falecido há 119 anos
Sábado, 06/03/2021 - 14:45
Memória Vascaína @HenriqueHuebner
05/03/1902 - Falecia o 1.º presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, Francisco Gonçalves do Couto Junior, fundador e sócio n.º 1 Extra por aprovação da assembleia geral.
Foto: acervo Newton Santiago (bisneto do presidente Couto Junior)
#MemoVas



Entusiasta do esporte náutico, inovou com a adoção dos remos curvos que levaram o Vasco à sua primeira vitória logo na sua estreia na primeira regata em que participou.

Esteve à frente do clube em 3 mandatos, sendo o último logo após à 2.ª cisão, o que foi fundamental para o soerguimento do clube em 1901, quando retornou com sua flotilha de barcos.

Couto Junior era empresário, dono de serralheria a vapor na rua barão de são Felix e na rua da Saúde, próximo à primeira sede do largo da Imperatriz.

Ofereceu ao clube, juntamente com outros pioneiros fundadores a construção da sede da Ilha das Moças, um barracão chalet defronte para o mar no Santo Cristo (próximo ao hospital da Gamboa) antes do aterro para a construção do cais do porto. A ele devemos o próprio Vasco!

Nossas homenagens e agradecimentos ao seu bisneto, Newton Santiago, que mantém sua fé e torcida pelo Nosso Vasco, como tradição da maior obra seu bisavô: O Club de Regatas Vasco da Gama!

Fonte: Twitter Memória Vascaína