Vasco relembra vitória contra o Volta Redonda pelo Brasileiro de 1978
Sábado, 06/03/2021 - 17:34
O Vasco já jogou contra o Volta Redonda 72 vezes. Mas, as equipes se enfrentaram apenas uma vez pelo Campeonato Brasileiro.

Em 1978, no Campeonato Brasileiro, houve um aumento no número de clubes na Primeira Divisão, em decorrência da intervenção do Governo Federal. A competição contou com 74 agremiações, o que permitiu a participação de nove clubes cariocas e fluminenses:

- América
- Americano
- Bangu
- Botafogo
- Flamengo
- Fluminense
- Goytacaz
- Vasco da Gama
- Volta Redonda

Uma curiosidade desse campeonato é que a vitória poderia valer dois ou três pontos, dependendo do escore. Uma vitória com diferença de três gols ou mais gols valia três pontos, menos do que isso valia dois pontos.

A partida contra o Volta Redonda foi disputada no dia 30 de abril de 1978, no Estádio Raulino de Oliveira. Os gols foram marcados por Helinho, no primeiro tempo, e Paulinho, no segundo tempo.

O campeão brasileiro de 1978 foi o Guarani, e o Vasco chegou até a semifinal da competição, perdendo os dois jogos para o próprio vencedor do torneio nacional. Paulinho, jogador do Gigante da Colina, foi o artilheiro da competição, com 19 gols.



FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Domingo, 30 de abril de 1978

Vasco 2×0 Volta Redonda/RJ

Campeonato Brasileiro de 1978 – 1.ª Fase

Estádio: Raulino de Oliveira, Volta Redonda/RJ

Público pagante: 15.496 – Renda: Cr$466.230,00

Árbitro: Jarbas de Castro Pedra

Vasco: Mazarópi; Orlando, Gaúcho, Geraldo (Marcelo) e Marco Antônio; Zé Mário, Zanatta (Paulo Roberto) e Helinho; Guina, Paulinho e Paulo César. Técnico: Orlando Fantoni.

Volta Redonda: Miguel; Mauro Cruz, Édson, Ary Martins e Hudson; Rubens Paraná e Carlinhos; Roberto Carlos, Té, Zé Amaro (Paulo Reina) e Paulo César (Betinho). Técnico: Ricardo Mansur.

Gols: Helinho 34/1T (VAS) e Paulinho 40/2T (VAS).

Fonte: Site oficial do Vasco