Coordenador científico do Vasco fala sobre a preparação para a Série B do Brasileiro
Quarta-feira, 14/04/2021 - 04:10
A principal competição a ser disputada pelo Vasco da Gama na temporada 2021 é a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em busca do retorno à elite do futebol nacional, o Gigante da Colina já iniciou a preparação técnica, tática e física para o campeonato que terá início no final de maio e permanecerá até o final do ano.

Um dos principais desafios enfrentados pelo Vasco na temporada passada foi manter a forma física dos jogadores, para que eles jogassem os 90 minutos com disposição, porém, os resultados não eram satisfatórios, caindo expressivamente o vigor da equipe na etapa complementar.

Em entrevista ao Lance, o coordenador científico do Cruzmaltino, Marcos Cézar, citou a diferença entre a Série A do Brasileiro e a Série B no quesito preparação física dos jogadores.

– Entre as séries A e B existem algumas diferenças, sim. Talvez a mais significativa é a questão da logística de viagens. A competição possui equipes de praticamente todas as regiões do país, e algumas destas estão um pouco distantes das capitais, o que demanda uma logística envolvendo transporte aéreo e terrestre. Isso, ao longo da competição, gera um desgaste maior dos atletas por conta dos longos deslocamentos. E também é uma competição com uma maior imposição física, que irá exigir muito de todo nosso elenco durante a competição.

O coordenador também falou sobre a preparação imposta pelo Vasco, para que os jogadores cheguem na competição com força máxima e possam ajudar o time a conquistar seu principal objetivo, que é o acesso.

– A intenção é que todos os atletas estejam muito bem preparados para a maratona que se iniciou e se estenderá até o final de novembro. Portanto, a ideia é que o Vasco possa contar com sua força máxima na maioria dos jogos. Isso não descarta que, em casos pontuais, algum atleta necessite ser preservado para que mantenha o nível de performance.

Marcos Cezar revelou um cuidado especial com o meia Matías Galarza, revelação do Vasco da Gama na temporada. Segundo o coordenador científico, o paraguaio vem surpreendendo com intensidade nos jogos e treinamentos, mas por estar em processo de formação é necessário ter um cuidado maior com ele por conta das suas cargas acumuladas.

– Como nosso tratamento é individualizado, com ele não é diferente. O Galarza emendou uma temporada na outra, subiu da base para o profissional e não teve férias. Neste momento, o cuidado maior é com as cargas acumuladas dele. Ainda estamos na fase de conhecer melhor esse jogador, que até o momento tem nos surpreendido positivamente pela intensidade que consegue sustentar nos treinamentos e jogos. Mas por ainda ser muito jovem, e estar num processo de formação, temos que ter um cuidado maior.

O próximo jogo do Vasco será pelo Campeonato Carioca, na quinta-feira (15), no Maracanã. O Gigante da Colina deve contar com Galarza, já que ele se tornou peça fundamental na equipe do técnico Marcelo Cabo.



Fonte: Vasco Notícias