VASCO VENCE O BOTAFOGO NO 1º JOGO DA DECISÃO DA TAÇA RIO: 1 A 0
Domingo, 16/05/2021 - 13:03
A Taça Rio vai além de um torneio de consolação para Botafogo e Vasco. É uma forma de preparação para a Série B, principal objetivo dos rivais. E o Gigante da Colina confirmou que está em um estágio à frente. O Vasco venceu o jogo de ida da decisão, neste domingo, por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, e abriu vantagem. O Fogão ficou na bronca com um pênalti não marcado. Não há VAR na Taça Rio.

Com o resultado, o Vasco pode empatar o jogo de volta, no sábado, às 15h05, em São Januário, para faturar o título e o prêmio de R$ 1 milhão. O Botafogo precisa ganhar por dois gols de diferença - triunfo por um leva a decisão para os pênaltis.

No dia de aniversário de Nilton Santos, um dos principais ídolos do clube e que dá nome ao estádio, o Botafogo preocupa a torcida. Em forma de faixa, os torcedores deixaram um recado antes da bola rolar: "Queremos reforços". Mesmo com semanas de treinos, o time tem mostrado pouca evolução.

O Vasco não fez um grande jogo ofensivamente, mas foi seguro. E contou com faro de artilheiro de Germán Cano.

O JOGO

O primeiro lance de perigo foi do Vasco. Aos cinco minutos, Cano chutou da entrada da área e viu Douglas Borges mandar para escanteio. O Gigante da Colina teve mais posse de bola. Porém, encontrou dificuldade para criar.

O Botafogo buscava apostar na velocidade de Ronald, o melhor do time na primeira etapa, mas era pouco. O técnico Marcelo Chamusca mostrou irritação na parada técnica. O Fogão até equilibrou as ações, mas decepcionou, com um primeiro tempo ruim.

O Vasco não conseguiu aproveitar a maior posse de bola. O primeiro tempo foi fraco tecnicamente, com apenas um lance de perigo, o do Cano, muitas faltas e passes errados.

Marcelo Cabo mudou no intervalo. Leandro Castán, que levou faltas duras, deu lugar a Ricardo Graça. O Vasco abriu o placar logo aos 55 segundos do segundo tempo. Sousa se enrolou com a bola. O Gigante da Colina pressionou e recuperou a posse. Léo Jabá cruzou e Cano, de cabeça, livre, marcou.

Andrey, de fora da área, quase ampliou e obrigou Douglas Borges a salvar o Botafogo. Marcelo Chamusca mudou e tentou deixar o time mais ofensivo. Ele colocou Ênio no lugar do volante Romildo.

O Botafogo passou a atacar mais. Chamusca fez mais duas trocas. Ele colocou Ricardinho e Felipe Ferreira. Saíram Matheus Frizzo e Marco Antônio. Cabo, que já havia colocado Figueiredo no lugar de Pec, respondeu com Bruno Gomes na vaga de Léo Jabá. O Fogão ficou na bronca com a arbitragem. Galarza acertou Ronald dentro da área. Rafael Martins de Sá ignorou o lance e o pênalti. A Taça Rio não tem VAR.

Apesar de pressionar o Vasco, o Botafogo não conseguiu chegar ao empate.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0X1 VASCO

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data: 16/05/2021 (domingo)
Horário: 11h05 (de Brasília)

Árbitro: Rafael Martins de Sá
Assistentes: Wallace Muller Barros Santos e Andréia Izaura Maffra Marcelino de Sá

Cartão amarelo: Romildo e Sousa (Botafogo) e Zeca, Morato e Cano (Vasco)

Gol:
Botafogo:
Vasco: Cano, aos 55 segundos do 2ºT

BOTAFOGO: Douglas Borges; Warley, Kanu, Sousa e PV; Romildo (Ênio), Matheus Frizzo (Ricardinho) e Pedro Castro (Guilherme Santos); Marco Antônio (Felipe Ferreira), Ronald (Matheus Nascimento) e Rafael Navarro. Técnico: Marcelo Chamusca.

VASCO: Vanderlei; Léo Matos, Miranda, Leandro Castán (Ricardo Graça) e Zeca; Andrey, Matías Galarza e Morato (João Pedro); Léo Jabá (Bruno Gomes), Gabriel Pec (Figueiredo) e Cano (Juninho). Técnico: Marcelo Cabo.

VÍDEO



GALERIA



ESTATÍSTICAS



TROFÉU NETVASCO 2021

Dê suas notas agora!
Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Germán Cano7.93*7.09
Andrey6.776.79
Léo Matos6.65*6.17
Léo Jabá6.63*6.60
Bruno Gomes6.625.70
Zeca6.626.32
Ricardo Graça6.415.15
Matías Galarza6.386.42
Miranda6.1510º4.39
10ºVanderlei6.12*6.16
11ºLeandro Castan6.05*5.59
12ºGabriel Pec5.866.74
13ºFigueiredo5.785.16
14ºMorato4.87*6.52
15ºJuninho4.4911º3.94
16ºJoão Pedro4.36*4.70

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 12461 | Ranking 2021

Fonte: Gazeta Esportiva (texto, ficha, fotos), Youtube do Campeonato Estadual (vídeo), ge (fotos), Twitter Acerj (estatísticas), Site oficial do Vasco (foto), Twitter do jogador Germán Cano (fotos), Instagram do jogador Léo Jabá (foto), Instagram do jogador Figueiredo (fotos), R7 (fotos), Instagram do jogador Zeca (foto), Instagram do jogador Leandro Castan (fotos), Instagram do jogador Andrey (fotos), Instagram oficial do Vasco (fotos)