Confira como a experiência no Red Bull Bragantino pesou a favor de Barbieri na escolha do Vasco
Quarta-feira, 07/12/2022 - 14:46
O Vasco anunciou, ontem (6), Maurício Barbieri como novo técnico. Enquanto o clube estava no mercado, pesou na análise e aprovação do nome dele a recente passagem pelo Red Bull Bragantino, que desde 2019 está sob uma gestão de clube-empresa. Paulo Bracks, diretor esportivo do Cruz-Maltino, vê semelhanças nos projetos.

O Red Bull Bragantino exigia de Barbieri que priorizasse o desenvolvimento de atletas jovens, um dos pontos que justamente pode ser replicado no clube de São Januário. O técnico já está ambientado com as metas, processos e reuniões voltados sempre aos objetivos que "vêm de cima", ou seja, que são parte da estratégia do clube como um todo.

Barbieri tem o costume de passar o dia no centro de treinamento. No período em Bragança Paulista, estudava os times adversários, revia vídeos, fazia suas anotações e montava a estratégia do jogo seguinte com a comissão.

"O nosso técnico vai ser um Maurício Barbieri, um jovem que vem de três anos dentro do Red Bull Bragantino. Um clube com viés empresarial, com objetivos muito semelhantes, em nível mundial, com o Vasco. É um treinador cujo modelo de jogo é o escolhido pelo Vasco para 2023: agressividade, verticalidade, dinamismo, trabalho com jovens, desenvolvimento de talentos, potencializar jogadores para fins esportivos e financeiros", disse Bracks.

Bragantino e Red Bull oficializaram a parceria no início de 2019, antes da Lei da SAF ser implementada no futebol brasileiro. Barbieri, que já havia trabalhado no RB Brasil, chegou ao Massa Bruta em 2020 e foi demitido em novembro deste ano.

No caso do Cruz-Maltino, a venda de 70% das ações da SAF à 777 Partners foi concretizada no decorrer de 2022, o que fez o futebol do clube entrar em um novo espiral de comando. O diretor esportivo, inclusive, esteve na Europa nas últimas semanas reunido com integrantes da empresa norte-americana.

Estiveram nestes encontros também representantes de outros clubes que estão sob o guarda-chuva da 777, e foram colocados à mesa objetivos globais e as necessidades de cada instituição.

Em oportunidades anteriores, Barbieri citou ter "bebido da fonte" também da escola portuguesa. Formado em Educação Física na Universidade de São Paulo, teve a oportunidade de fazer um intercâmbio na Universidade do Porto, em 2004. Neste período, fez um estágio no F.C. Porto. Apesar de não ter sido apenas no departamento de futebol, teve contato com Mourinho, por exemplo.

Além de Barbieri, o Vasco anunciou também a chegada de Abel Braga, que vai ocupar o cargo de diretor técnico, que deu total apoio ao nome do treinador.



Fonte: UOL