Juniores: Confira informações sobre os adversários do Vasco na Copa São Paulo 2023
Quinta-feira, 08/12/2022 - 03:36
Falta menos de um mês para o início oficial da temporada 2023 do futebol brasileiro. Em 2 de janeiro, começa a 53ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio de futebol de base do mundo. Cento e vinte e oito times divididos em 32 grupos, três deles na cidade de São Paulo e mais 29 municípios espalhados pelo estado mais populoso do Brasil.

O Vasco será um dos representantes fluminenses, junto de Flamengo, Fluminense, Botafogo, Madureira, Nova Iguaçu e Volta Redonda. Pelo segundo ano consecutivo, os Meninos da Colina estarão na Grande São Paulo, jogando em Osasco, no grupo 29. Caso passem de fase, enfrentam os times do grupo 30, que terá sede no desconhecido Ibrachina, na capital paulista.

Para ajudar você, torcedor, o Papo na Colina vai, a partir de agora, falar dos prováveis adversários do Vasco nas duas primeiras fases da Copinha. Tem de tudo: de clube controlado pela Igreja Universal até time que enfrentou o Cruzmaltino na última Copinha.

Grupo 29 – Osasco: Audax, Hercílio Luz e Capital/TO.

Osasco Audax

Revelar atletas é parte do DNA do Audax. Fundado em 1985, como PAEC, sob a batuta do bilionário Abílio Diniz, do Pão de Açúcar, o clube participou da formação do meia Paulinho (veterano atualmente no Corinthians e com passagens até pela Seleção Brasileira). Em 2012, os clubes do Grupo Pão de Açúcar em SP e RJ (Sendas) passaram a se chamar Audax São Paulo e Audax Rio, respectivamente. Porém, em 2014, o antigo Audax São Paulo anunciou a sua fusão com o Grêmio Osasco, à época presidido pelo ex-jogador e hoje comentarista Vampeta. E foi como Osasco Audax, que o time fez história em 2016, quando foi vice-campeão paulista e onde começaram a aparecer as estrelas do goleiro Sidney (Sidão), do meia Danilo Neves (o Tchê Tchê) e do desconhecido Fernando Diniz.

Porém, após 2016, o Osasco Audax não foi mais o mesmo. Sem Diniz, Sidão, Ytalo (que hoje está no RB Bragantino) e Tchê Tchê, o clube caiu para a Série A2 e nunca mais voltou. Em 2022, amargou a Série A3 do Paulistão.

Na Copinha, os Audaciosos já enfrentaram o Vasco. E neste ano. Foi na terceira fase. Na ocasião, o sub-20 vascaíno, que estava sendo um rolo compressor, não conseguiu ganhar do Audax em Osasco, e empatou em 1×1. Mas nos pênaltis, brilhou a estrela de Cadu Neves. Porém, o Vasco acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo São Paulo.

Hercílio Luz

Este é o segundo clube de futebol mais antigo de Santa Catarina. Fundado em 1918, representa a cidade de Tubarão, no sul do estado, e inclusive, tem dois títulos estaduais: em 1957 e 58. No entanto, passou por alguns períodos de inatividade e só voltou a ter maior estabilidade nesta década.

Nos últimos anos, entre outras coisas, o Leão do Sul chegou a jogar um torneio nacional pela primeira vez em 2019: a Série D, onde viria a ser eliminado pelo futuro campeão Brusque.

Em 2022, o Hercílio jogou a Série A do Catarinense, mas acabou perdendo para o Figueirense na segunda fase.

Capital/TO

O Capital é um clube novo, mas não nasceu com este nome. Originalmente, surgiu em 2012, como Ricanato, mas só fez a sua estreia profissional em 2015, na segunda divisão do Tocantins. E que estreia! Logo de cara, foi promovido. Após ter sido rebaixado em 2016, mudou de nome para o atual (CAPITAL FUTEBOL CLUBE), mas só conseguiu subir em 2019. Desde 2020, está na primeira divisão, e em 2022, o clube chegou a estar na semifinal do campeonato local, mas foi superado pelo Interporto.

Entre as contratações curiosas que envolveram o clube, esteve a do uruguaio Beto Acosta (ex-Corinthians e Náutico), que chegou a atuar profissionalmente mais recentemente.

Grupo 30 – São Paulo: Ibrachina, Botafogo/PB, Santa Cruz e Canaã

Santa Cruz e Botafogo da Paraíba são velhos conhecidos dos vascaínos e com isso, iremos mostrar os dois times menos famosos deste grupo: o Ibrachina e o Canaã.

Ibrachina

O clube foi fundado a partir de uma ONG de mesmo nome em 2020. Tem sede própria no bairro da Móoca, zona leste de São Paulo e sua origem é curiosa. Seus diretores são filhos do empresário chinês Law Kim Chong, conhecido como o "rei do contrabando" no Brasil e preso várias vezes pela Polícia Federal por este crime.

Apesar da pesada genealogia, os diretores atuais negam envolvimento das máfias que atuam na Rua 25 de Março, famoso centro de comércio popular em São Paulo. O time ainda não é profissional, mas virou o terror dos grandes do estado. Chegou até mesmo a golear o Santos no Paulista sub-20.

Canaã

Antes de falar do clube, vamos falar da curiosa história de seus mantenedores no futebol. Em 1999, para angariar mais simpatia popular, a Igreja Universal do Reino de Deus comprou o Internacional, time de Jacarepaguá que estava jogando a segunda divisão do Campeonato Carioca. Com o nome de Universal Futebol Clube, o time iurdiano foi um fenômeno de público na Segundona do Rio em 2000. No entanto, o clube foi desfeito pouco depois.

Na mesma época, era criada pela Universal na Bahia a Fazenda Nova Canaã, em Irecê. Trabalho este, tocado pelo na época bispo Marcelo Crivella, que depois viraria senador e prefeito do Rio de Janeiro e que a partir de 2023, passará a ser deputado federal. Quase 20 anos depois, a IURD resolveu criar um clube de futebol na região: o Canaã. As cores são as mesmas do antigo Universal e que também são da igreja: azul, vermelho e branco.

O Vento Forte do Sertão, como o time é conhecido, tem como principal foco a formação e a venda de atletas. Inclusive, alguns jogadores já foram encaminhados do Canaã para clubes como o Palmeiras. Como time profissional, as campanhas são muito irregulares na segunda divisão baiana. Em 2022, por exemplo, o time iurdiano quase foi rebaixado para a terceira divisão.

Na Copinha, sua primeira participação foi neste ano. E os meninos não fizeram feio: avançaram até as oitavas de final, quando caíram diante do Oeste. A expectativa é pelo menos repetir a dose.

E apesar de ser ligado à igreja Universal, nem todos os jogadores são evangélicos, apesar de seguirem uma rígida cartilha de comportamento. Aliás, tem culto no clube, mas nem todos os jogadores são obrigados a frequentar.

E uma curiosidade: o clube já chegou a aparecer na novela "Amor sem Igual", da Record TV, em 2020. Um dos núcleos da trama se passava em uma agência de jogadores e em um capítulo, o youtuber/jogador Juninho Manella aparece como ele mesmo, um empresário que leva alguns jogadores para o Canaã. O clube também já foi tema de uma matéria da edição paulista do "Balanço Geral" neste ano, que falava sobre a história da agremiação.

Então, anote as datas e horários dos jogos do Vasco na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Todos os jogos serão no horário de Brasília.

04/01 – Vasco x Capital/TO (19h30)
07/01 – Hercílio Luz/SC x Vasco (19h30)
10/1 – Osasco Audax/SP x Vasco (19h30)



Fonte: Papo Na Colina