Cápsula do tempo de 50 anos é aberta na Quinta da Boa Vista e traz jornal com negocição do Vasco por Dirceu Lopes
Quinta-feira, 08/12/2022 - 02:28
News Almirante @NewsAlmirantee
GIGANTE! Foi retirada hoje uma cápsula do tempo que estava enterrada há 50 anos em frente ao Museu Nacional. Nela tem um jornal da época que citava uma possível negociação do Vasco.

📸: RJTV / Rede Globo



Fonte: Twitter News Almirante


Cápsula do tempo enterrada há 50 anos na Quinta da Boa Vista é reaberta

Uma cápsula do tempo enterrada há 50 anos na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, foi reaberta nesta quarta-feira (7).

Dentro da caixa havia uma bandeira do Brasil, livros, revistas, álbuns deteriorados pelo tempo, além de cartas. Uma delas destinada à juventude dos dias atuais.

O material foi colocado ali em 1972 pelo jornalista e escritor Fernando Luís Câmara Cascudo, um dos mais conhecidos intelectuais do país.

Pouco dá para ser identificado dos objetos, mas o recado escrito do lado de fora da cápsula ainda pode ser lido.

"Esta é uma herança de uma geração que acredita muito nos seus filhos – 2022'", conta o historiador da UFRJ, André Chevitarese.

Todo o material será levado para o arquivo da cidade, em um ambiente com temperatura controlada. O trabalho de restauração pode levar meses, quando finalmente serão revelados os conteúdos das cartas.

"Vai ser feito um diagnóstico mais preciso do estado de conservação de casa item da caixa, mas como a gente pode perceber, está num estado de conservação bastante avançado", explica o restaurador Pablo Soeiro.

Por enquanto, resta a curiosidade de saber o que a memória de um dos maiores nomes do jornalismo do Brasil tinha para nos contar.

"É como se a história fosse multifacetada e a cápsula do tempo em questão aqui, como todas em geral, conta uma parte dessa história", diz o historiador da UFRJ.



Fonte: G1