Rodada do Brasileiro teve ações de campanha contra o racismo
Sábado, 27/05/2023 - 19:46
Os jogos da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro - iniciada neste sábado - foram marcados por protestos contra o racismo. Uma ação em conjunto feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), clubes e jogadores.

Antes de a bola rolar em todos os jogos da rodada, os jogadores entraram em campo vestindo camisas com a mensagem "com o racismo não tem jogo".

Após o apito inicial, os jogadores permaneceram sentados no gramado por 30 segundos em apoio à campanha.Fortaleza x Vasco, na Arena Castelão, e Athletico-PR x Grêmio, na Arena da Baixada, foram os primeiros jogos da rodada, começando às 16h deste sábado. Também jogaram Cuiabá x Coritiba, às 18h30.

Antes de a bola rolar para o jogo contra o Cruzeiro, também às 18h30, o Flamengo entrou em campo diante do mosaico "Todos com Vini Jr" - a mesma mensagem ocupou o lugar do patrocinador master do clube na camisa dos jogadores.

A frase também foi estampada nas faixas dos capitães, nas moedas utilizadas pela arbitragem, nas bolas e nas placas de publicidade. Um vídeo especial também foi exibido.



As duas equipes comandaram ação conjunta nas redes sociais. Os times tiraram das escalações os nomes dos jogadores negros. No Fortaleza, Tinga Bruno Pacheco, Titi, Hércules, Moisés, Benevenuto e Romainho ficaram fora da arte. No Vasco, os atletas são Paulo Henrique, Léo, Jair, Barros, Alex Teixeira, Miranda, Paulo Victor, Rayan, Erick Marcus e Eguinaldo.

- Para que os negros ocupem todos os espaços, não apenas em um campo de futebol, mas em toda sociedade - escreveram.

A campanha também serve de apoio ao atacante Vinicius Junior, vítima de seguidas manifestações racistas em partidas do Real Madrid, na Espanha.

A CBF foi a primeira entidade ligada ao futebol no mundo a adotar no Regulamento Geral de Competições a possibilidade de punir esportivamente um clube em caso de racismo. A novidade foi incluída em fevereiro de 2023.

Fonte: ge