Pesquisa registra crescimento de 1 ponto percentual da preferência dos torcedores brasileiros pelo Vasco
A pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest divulgou crescimento nas torcidas de Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco em relação ao levantamento realizado do ano passado. Os quatro integram o top-5 das maiores torcidas do país, que conta ainda com o Corinthians - que apresentou queda no mesmo período.
A variação dos quatro times foi de um ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa, que é 1,4 ponto. O nível de confiabilidade é de 95%.
O Flamengo segue com a maior torcida do Brasil, subindo de 24% para 25%. O Palmeiras, terceiro do ranking, passou de 9% para 10%. O São Paulo teve crescimento de 8% para 9%, enquanto o Vasco saiu de 4% para 5%.
O Corinthians, único que apresentou queda entre os cinco clubes mais citados, segue com a segunda maior torcida do país, segundo o levantamento, mas desceu de 18% para 17%.
Entre os dez clubes com maiores torcidas, ainda estão Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio, com 4% cada, e Inter e Santos, que aparecem com 3% cada.
A pesquisa entrevistou 6.373 pessoas, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas em 278 cidades diferentes. Além de torcedores brasileiros de times de futebol com 16 anos ou mais, o levantamento deste ano teve a inclusão de crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos.
Levantamento de 2024:
- Flamengo - 25%
- Corinthians - 17%
- Palmeiras - 10%
- São Paulo - 9%
- Vasco - 5%
- Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio - 4%
- Inter e Santos - 3%
- Bahia, Botafogo e Sport - 2%
Fonte: ge (texto), X oficial do Vasco (foto)
Vasco volta a ter a quinta maior torcida do Brasil; veja ranking atualizado
Um dos principais apontamentos da nova pesquisa Quaest/CNN/Itatiaia é o avanço do Vasco no ranking das torcidas. O clube de São Januário voltou a assumir a quinta posição no ranking dos times de futebol do Brasil com maior número de torcedores.
O Cruzmaltino contava com 4% da torcida no estudo de 2023, contra 5% de Galo e Cruzeiro. Agora a situação se inverteu, pois é o Vasco quem soma 5%, contra 4% dos dois rivais mineiros. É importante destacar que essa alteração está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 1,4 ponto percentual.
O caráter nacional da torcida vascaína é um diferencial a favor do time de São Januário nessa batalha com os mineiros pelo quinto lugar do ranking das torcidas.
No levantamento do ano passado, o Vasco tinha 46% dos seus fãs no Sudeste, com outros 46% nas regiões Norte e Nordeste. A pesquisa atual mostra que 41% dos vascaínos estão no Sudeste e 39% no Norte e Nordeste.
Concorrente do Vasco neste quesito, o Galo tem 97% da torcida concentrada em Minas Gerais, já o Cruzeiro tem 98% dos torcedores em território mineiro.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades. Dos entrevistados, 714 são crianças de 7 a 15 anos.
A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.
Fonte: CNN
O Maior Raio-X do Torcedor: veja o que mudou no ranking de 2023 para 2024
Quase 25% dos brasileiros que gostam de futebol são torcedores do Flamengo. É o que aponta a pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest no "Maior Raio-X do Torcedor", que ouviu 6.373 pessoas entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2024.
O Rubro-Negro carioca segue líder no ranking nacional com alguma folga, na comparação com os dados de pesquisa de 2023. Assim como no último levantamento, Corinthians e Palmeiras fecham o Top 3 das maiores torcidas do país.
A pesquisa mostra que o tamanho das torcidas pouco mudou entre 2023 e 2024, com variações ocorrendo dentro dos intervalos de confiança. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.
Nesse sentido, a vantagem do Flamengo sobre o Corinthians passou de seis pontos percentuais em 2023 para oito pontos percentuais em 2024, ampliando a estabilidade na liderança. O Timão se consolida em 2º lugar com sete pontos percentuais a mais que o rival da capital paulista. No ano passado, essa diferença foi de nove pontos percentuais.
Ainda em 4º lugar, o São Paulo subiu de 8% para 9% da torcida brasileira.
Fonte: Rádio Itatiaia