CineFoot terá filme sobre Almir Pernambuquinho, craque do Vasco nos anos 50, neste sábado às 19h em Botafogo
Quinta-feira, 08/05/2025 - 13:08
O Cinefoot, festival de cinema e futebol que chega à sua 15ª edição, começa nesta sexta e vai homenagear dois craques do passado. Ídolo de Vasco, Flamengo e Santos, Almir Pernambuquinho é um dos destaques da edição de 2025 com o documentário produzido pelo ge no fim do ano passado. Didi, bicampeão do mundo em 1958 e 1962, é o tema de produção inédita do filme o "Sr. Futebol".



"Almir Pernambuquinho – O touro indomável do futebol" será exibido no Estação Net Rio neste sábado, às 19h, seguido de debate na sessão "Museu da Pelada". No mesma noite, "A Herança de Chico", "Gil & Pintinho" e acervo resgatado pela Cinemateca Brasileira do Canal 100 serão outras atrações.

Almir Pernambuquinho: a vida do touro indomável do futebol que pressentiu a morte precoce


O "Sr. Futebol", do diretor Lucio Branco, autor também de "Barba, Cabelo & Bigode", vai trazer Didi a partir de depoimentos inéditos de Canhotinha de Ouro Gerson, do Divino Ademir da Guia, de Afonsinho e de Nei Conceição. Ele será exibido na terça-feira, não à toa no dia 13, às 21h, também na Estação Net Rio, em dia dedicado a sete produções alvinegras –desde as conquistas de 2024 até a Conmebol de 1993, no "Botafogo e seus heróis improváveis".



Os torcedores de Flamengo e Fluminense terão oportunidade de assistir imagens restauradas de 1938, em "Alma e corpo de uma raça", feito pela Cinédia em parceria com o Flamengo, em 1938. O filme foi restaurado em 4K e faz faz sua estreia com nova cópia com imagens de craques como Leônidas da Silva e Valido.

Serviço

Todas as sessões são gratuitas. A programação completa vai do dia 9 ao dia 16 de maio, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com mais de 70 filmes pelas salas das duas cidades – confira o serviço completo no site do Cinefoot: https://cinefoot.org/.

Criador do festival, Antonio Leal comemora a chegada da 15ª edição entusiasmado com a quantidade de produções em 2025.

- Vamos entrar em campo mais uma vez para proporcionar um momento mágico para os amantes do cinema de futebol, fazendo pulsar intensamente as arquibancadas dos cinemas. Um filme de futebol não se assiste, se sente. No CineFoot, praticamos o futebol arte – diz Antonio Leal.

A mostra competitiva do Cinefoot terá 26 títulos, sendo 15 brasileiros e 11 internacionais – com representantes de França, Itália, Reino Unido, Grécia, Austrália, Chile, Argentina, Malásia e Arábia Saudita, além de uma coprodução Espanha/Panamá compondo um mosaico representativo do melhor cinema mundial de futebol da atualidade. As obras selecionadas concorrem à Taça CineFoot de melhor filme em cada categoria, eleitas exclusivamente pelo voto popular.

Fonte: ge