Basquete: Vasco perde para o Minas por 86 a 76 em BH e time mineiro abre 2 a 0 nas quartas do NBB
Segunda-feira, 12/05/2025 - 21:06
O KTO Minas venceu o R10 Score Vasco da Gama por 86 a 76, nesta segunda-feira (12), na Arena UniBH, em Belo Horizonte, no segundo jogo das quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). Agora, a equipe mineira tem vantagem de 2 a 0 na série melhor de cinco jogos. O time está a uma vitória da classificação para as semifinais.
O destaque do jogo foi o armador Franco Baralle, do Minas, com 23 pontos, maior marca da partida. O Vasco teve como maior pontuador o armador Eugeniusz e o ala Paulichi com 16 pontos cada.
O Minas conseguiu se impor no primeiro tempo de jogo. O time minas-tenista teve bom aproveitamento ofensivo e terminou os dois primeiros quartos com vantagem de 11 pontos no placar: 38 a 27.
O Vasco acordou no terceiro período e reduziu a vantagem dos donos da casa para um ponto (52 a 51). O quarto quarto foi de bastante equilíbrio com os times empatados durante metade do tempo. Depois disso, o Minas voltou a dominar as ações do placar e fechou em 86 a 76.
A terceira partida será na quarta-feira (14), às 19h (de Brasília), mais uma vez na Arena UniBH. Mais uma vitória do Minas representa a classificação da equipe para a próxima fase.
Se necessário, o quarto jogo será no sábado (17), às 13h, no Rio de Janeiro, e o quinto e último confronto na terça-feira (20), às 19h, novamente em BH.
Minas vence Vasco no jogo 2 e fica a uma vitória da semifinal do NBB
O Minas deu um grande passo para avançar à semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB). Depois de vencer o Vasco em São Januário no jogo 1 da série, o time mineiro bateu o rival por 86 a 76 nesta segunda na Arena Minas em Belo Horizonte. Com a vitória, a equipe de melhor campanha na competição abre 2 a 0 nas quartas de final, ficando a um triunfo da classificação.
O jogo 3 acontece na quarta-feira, às 19h, novamente na Arena Minas com transmissão do sportv2. O Vasco precisa vencer para forçar a partida 4 sábado em São Januário.
O duelo desta segunda foi bastante equilibrado. Com 23 pontos anotados, Baralle liderou o Minas, principalmente no quarto final, quando os donos da casa fizeram 28 a 19. Quem também teve participação importante foram Wini Silva (20 pontos) e Paranhos (10 rebotes).
Pelo lado do Vasco, Paulichi e Eugeniusz foram os cestinhas, ambos com 16 pontos. Marquinhos, que vai se aposentar do basquete ao fim da temporada, pontuou 15 vezes.
Quem passar de Minas x Vasco pega o vencedor do confronto Bauru x São Paulo. O time do interior vence a série por 2 a 0.
Fonte: ge
Cabeça fria, mão quente
Controlando melhor seu estado mental e desestabilizando o adversário nos momentos decisivos, o KTO Minas tratou de justificar o mando de quadra nesta segunda-feira (12/05). Venceu o R10 Score Vasco da Gama por 86 a 76 e dobrou sua vantagem na série de quartas de final do NBB CAIXA. Contou com Wini Silva em uma crescente de produção e a constância de Baralle nos momentos decisivos. Daqui dois dias terá a oportunidade de repetir a dose e fechar a disputa. Contudo, o Cruzmaltino mostrou que não está entregue e qualquer vacilada, como no terceiro quarto, pode ser letal para levar o embate de volta para o Rio de Janeiro.
Defesa por zona também vale
O R10 Score Vasco da Gama começou bem e disposto a empatar a série, chegou a abrir 9 a 4 com a bola de fora do perímetro de Marquinhos. Mas Léo Costa alterou o sistema de marcação do KTO Minas, mudando para defesa por zona e desestruturou o time adversário, principalmente com os 12 pontos seguidos. A partir dessa virada, o Cruzmaltino até ensaiou uma reação no final do quarto, mas a Tempestade terminou com 18 a 11.
Show de Wini
No segundo quarto, o jovem pivô Wini Silva, de 20 anos, mostrou personalidade e entrega dentro de quadra para ter uma atuação sozinho equivalente ao que o R10 Score Vasco da Gama teve como time pelo outro lado. Wini marcou 12 dos 14 pontos tentados, pegou cinco rebotes e teve 16 de eficiência, enquanto o Cruzmaltino anotou 16 pontos, pegou sete rebotes e teve uma eficiência somada de 17. Não é a característica do que pensa Léo Costa na distribuição coletiva, mas certamente ficou satisfeito em ir para o intervalo vencendo por 38 a 27, com o KTO Minas ampliando em quatro a vantagem do período anterior.
Reação Cruzmaltina
Eugeniusz é um daqueles jogadores que possuem uma força mental e com inteligência para machucar o adversário com sua velocidade. Anotou 12 pontos alinhando sua precisão com o fato de não deixar a defesa mineira se recompor integralmente. Foi o principal nome que encabeçou a reação do R10 Score Vasco da Gama que chegou a empatar o marcador antes de Scott Machado converter um lance livre para manter o KTO Minas em vantagem mínima. O Cruzmaltino, que tinha feito 27 pontos na soma dos dois outros quartos, venceu por 30 a 20 no terceiro.
Pequenos momentos que valem o resultado
Dentro de um período decisivo, qualquer farpa que surja é como um espinho de um pé que precisa continuar caminhando. O R10 Score Vasco da Gama seguiu lutando, mas mostrava uma sequência de irritabilidade e apreensão que foram prejudicando o desempenho. Baralle, frio e preciso, não tinha nada com o problema adversário e fez 13 dos 14 pontos que tentou para impulsionar o KTO Minas a abrir dez pontos de forma gradativa e eficiente.
Pelo lado dos donos da casa, Baralle terminou como cestinha pelo segundo jogo seguido, com 23 pontos, quatro rebotes, cinco assistências e três roubos de bola para uma eficiência de 29. Wini Silva também mereceu destaque, com seus 20 pontos e oito rebotes para 24 de eficiência. Veja, a partida dos visitantes não dá para falar que foi ruim com quatro jogadores chegando a dois dígitos de pontuação: Eugeniusz e Paulichi (16 cada), Marquinhos (15) e Eddy (13); mas faltou ter mais tranquilidade na hora que mais era preciso.
Mental pesado
"Hoje foi comigo, mas sempre tem alguém que se destaca. A essência de um time que nos fez ficar em primeiro lugar na temporada. Tive muitas lesões nessa temporada, foi muito difícil para mim, tentei chegar da melhor maneira física e mentalmente para os playoffs. Estou dando tudo agora na parte mais importante. Tem dias que a bola não vai cair, aí tenho que colocar o foco no que poderei ajudar o time, não só pontuando. O mais importante é que ganhamos, está dois a zero. E já temos que pensar no próximo jogo", comentou Franco Baralle.
"Foi visível, o mental predomina nesse nível. São equipes que jogam um basquete muito parecido, mas acho que Minas é inteligente de usar o mental a seu favor. Vem sendo visível nesses dois jogos erros de passes, erros primários, contra a equipe do Minas, não podemos ter esses erros, pois eles capitalizam isso em pontos muito rapidamente, seja em transição ou na qualidade individual. Precisamos melhorar esses fundamentos básicos para poder vencer o jogo 3", refletiu Marquinhos, do R10 Score Vasco da Gama.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
DOIS PASSOS À FRENTE | KTO MINAS 86 X 76 R10 SCORE VASCO | PLAYOFFS NBB CAIXA 2024/25 | QUARTAS
Com Franco Baralle (23PTS, 5AST, 4REB, 29EFI) e Wini Silva (20PTS, 8REB, 24EFI) no comando, o KTO Minas superou o R10 Score Vasco pela segunda vez seguida na série de quartas de final e ficou a uma partida de garantir vaga nas semifinais do NBB CAIXA 2024/25