Aos 40 anos, o ala Marquinhos é um dos maiores nomes do recente basquete do Brasil. Com uma carreira incrível pela Seleção Brasileira e também por grandes agremiações, o jogador se despede das quadras atuando pelo R10 Score Vasco da Gama, ao final da participação da equipe no NBB 2025.
Dessa forma, a equipe do site R10 conversou com o ala. Em 2003, ele começava a ganhar projeção no Vasco e, agora, em 2025, encerra sua carreira. Ele fala sobre a mudança e a evolução do basquete:
R: "Muito mudou de 2003 pra cá. O basquete ficou muito mais dinâmico, muito mais veloz. Era um basquete muito mais físico de jogadores grandes. E hoje é um basquete muito mais veloz. E o basquete brasileiro acabou se adaptando a isso."
No final da carreira, Marquinhos lidou com dores — realidade comum a qualquer atleta. Aqui, ele detalha como se prepara para os jogos do Vasco:
R: "Nesta temporada, estou só a prova disso, tendo que me adaptar à dor, principalmente na lombar, com alguns tratamentos, quiropraxia, massagem pós-jogo, tentando minimizar essas dores. Mas é o que você falou, faz parte da camisa do atleta, e eu sei da importância que tenho com o grupo e tento ficar o mais preparado possível para poder auxiliar o R10."
Legado de Marquinhos
Em quadra, Marquinhos foi eleito MVP do NBB em três oportunidades. Outra façanha inigualável até o momento é de ser o jogador mais vezes escolhido para o quinteto ideal da competição, estando por 10 vezes na seleção do campeonato. Aqui, ele detalha seu legado:
R: "O maior legado é poder dizer que eu participei desde o começo dessa liga, na criação do basquete brasileiro, deu um salto de qualidade enorme, eu estava lá, fui um dos jogadores mais importantes nessa liga, então, que eles usufruam disso aí, de ter um campeonato consolidado. Alguns jogadores tiveram que pagar o preço para outros jogadores acabar usufruindo disso. Então é isso, é um jogador que se entregou demais, é porta para outros jogadores."
Jogo marcante
Por sua vez, Marquinhos escolhe um jogo que considera marcante, em entrevista ao R10 Score News
R: "Difícil escolher uma só, mas a que me vem à cabeça agora foi um jogo em Brasília, recentemente. A gente foi num jogo difícil, decidido na última bola, o Jamal acertando uma bola ali, dando assistência… então a torcida presente no ginásio Nilson Nelson foi legal demais."
O ala enaltece a torcida do Vasco
Por fim, Marquinhos encerra enaltecendo a torcida do Vasco e contando como é jogar para a torcida do Gigante da Colina:
R: "Eu acho que é uma admiração mútua, né? Eu me dou muito em quadra e acho que a torcida se identifica com quem briga, luta, faz de tudo para trazer vitória para o seu próprio clube, né? Então, acho que é isso, acho que essa admiração que a torcida do Vasco tem é por isso, por me dedicar ao máximo em quadra", concluiu Marquinhos.
Crescimento do basquete vascaíno
Após o término do jogo 3 das quartas de final do NBB Caixa 24/25, o R10 Score Vasco se despediu da competição, igualando sua melhor campanha — pela segunda vez consecutiva, entre os oito melhores do país, evidenciando o grande crescimento do projeto de basquete do clube.
Fonte: R10 Score