Carioca voltará a ter premiação após 6 anos e grandes poderão usar times alternativos nas 3 primeiras rodadas
Segunda-feira, 24/11/2025 - 21:32
A Ferj reuniu novamente o Conselho Arbitral nesta segunda-feira (24) e aprovou mudanças importantes para o Campeonato Carioca de 2026. Entre as novidades estão a final em jogo único no Maracanã, a possibilidade de alterar a data de início do torneio e a autorização para que os grandes utilizem equipes alternativas nas primeiras rodadas.

Inicialmente, a estreia da competição está prevista para o dia 14 de janeiro. No entanto, a data pode sofrer alteração, já que depende da situação de Botafogo e Fluminense em relação à possível participação na Pré-Libertadores do ano que vem.

Outra novidade é a autorização da Ferj para que as equipes da Série A utilizem times alternativos no início da competição. Nos últimos anos, clubes da primeira divisão costumam fazer pré-temporada ou amistosos, enquanto base e reservas disputam as primeiras rodadas do Carioca. Desta vez, porém, haverá um limite: caso ultrapassem três partidas usando equipes alternativas, os clubes poderão ser punidos com perda de cotas.

Não foram definidos ainda os valores de premiação, mas a Ferj informou que adotará um modelo semelhante ao da Copa do Brasil, no qual os clubes recebem cotas progressivas conforme avançam de fase. Segundo o vice-presidente da Ferj, Marcelo Vianna, o objetivo do novo formato é incentivar desempenho esportivo e aumentar o retorno financeiro das equipes:

 "A gente acha que, com essa normatização, os clubes passam a ter um objetivo maior, que é ganhar cada vez mais dinheiro. Assim, eles entram no campeonato com mais força e mais impacto, buscando sempre o melhor resultado, porque aí têm a possibilidade de um ganho maior".

Neste ano, a CBF realizou uma reformulação no calendário dos estaduais, com o objetivo de evitar sobrecarga de clubes das primeiras divisões. Com isso, o Carioca terá apenas dez datas e a decisão será disputada em jogo único, no Maracanã.

Confira os grupos: 

Grupo A: Fluminense, Vasco da Gama, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Bangu

Grupo B: Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu

Fonte: O Dia