Camisa 10 do Vasco, Coutinho não teve atuação brilhante nesta quarta-feira, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Corinthians, mas foi muito elogiado por Fernando Diniz por causa da aplicação na parte defensiva. Para o treinador, ele e Rayan foram fundamentais para que o time não sofresse gols na Neo Química Arena e ficasse a uma vitória simples no Maracanã de conquistar o título.
Coutinho ficou em campo até os 43 minutos do segundo tempo e saiu visivelmente extenuado para a entrada de Matheus França na reta final. O aparente cansaço tem uma explicação: aos 33 anos, o meia nunca disputou tantas partidas na mesma temporada na carreira.
Diniz revela que Coutinho jogou lesionado em parte da temporada: "Ele se arriscou muito"
Contra o Corinthians, ele chegou a 55 jogos no ano, um recorde pessoal — serão 56 se ele for a campo na volta, no domingo. Superou a temporada 2018/19, quando atuou em 54 partidas com a camisa do Barcelona.
Na coletiva de imprensa, Diniz deu bastante ênfase à atuação impecável da equipe defensivamente falando. E citou a importância de Coutinho nesse sentido.
— O time talvez tenha sido, defensivamente, a melhor partida do Vasco, sob o meu comando. O time foi muito obediente. Alguns jogadores de maneira especial, como o Coutinho e o Rayan, mais o Coutinho. Por característica, se sacrificaram muito pra que as coisas acontecessem do jeito que aconteceu — pontuou o treinador.
— Acho que o Coutinho e o Rayan foram fundamentais para que o Cauan Barros e o Thiago Mendes tivessem atuação que você está citando. Se ficasse mais exposto, o Corinthians tem muita qualidade técnica. Se o Rayan e o Coutinho não ajudam, assim como o Nuno e o Gomez, ia sobrecarregar os volantes. Como teve muita ajuda, acabou aparecendo a qualidade de marcação — completou, em outra resposta.
Coutinho teve participação ofensiva discreta na Neo Química Arena e finalizou apenas duas vezes para o gol. Em ambas, foi atrapalhado pela defesa e chutou para fora, sem perigo. Na segunda delas, o destaque foi o giro em cima da marcação para abrir o espaço na frente da área.
O Vasco de Coutinho está a uma vitória simples de conquistar o título da Copa do Brasil 2025. O jogo da volta contra o Corinthians será realizado no próximo domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã.
Fonte: ge