Vasco oficialmente reconhecido como
primeiro campeão Sul-Americano
Em 1948, o Vasco sagrou-se o Primeiro Campeão Sul-Americano de Clubes, em competição organizada pelo clube chileno Colo Colo. Infelizmente, esta disputa nunca mais foi repetida, até que o conceito foi retomado em 1960, com a criação da Copa Libertadores.
Há muito tempo o Vasco lutava para ter o seu título oficialmente reconhecido. Finalmente, no início de 1996, o Comite Executivo da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) reconheceu o Vasco como o primeiro campeão sul-americano de clubes. A decisão foi praticamente unânime a favor do Vasco, tendo o único voto contra partido do representante brasileiro, o advogado Michel Assef, dirigente do Flamengo (quem mais poderia ser?).
Os dirigentes vascaínos decidiram reivindicar o reconhecimento do título depois que souberam da existência de um livro da propria Conmebol, sobre a história da Copa Libertadores, que logo no primeiro capítulo afirmava que a competição teve seu embrião em 1948, com a disputa do I Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, em Santiago do Chile, do qual o Vasco foi campeão invicto. A Conmebol não poderia negar um fato que constava num próprio livro seu, publicado anos antes.
Em consequência do reconhecimento oficial do título de 1948 pela Conmebol, o Vasco passou a ser incluído na Supercopa, torneio disputado anualmente desde 1988 pelos campeões sul-americanos passados.
Todavia, o último ano de existência da Supercopa veio a ser exatamente 1997, e no ano seguinte a competição foi extinta para dar lugar, no calendário sul-americano, à Copa Mercosul, que o Vasco veio a conquistar em 2000.